Notícia

Agricultura - 20/03/2019 - EMATER estima que 10% da colheita de soja de Crissiumal esteja concluída


Município tem cerca de 11000 hectares em plantio

Estima-se que 10% da safra de soja de 2019 em Crissiumal esteja concluída. A estimativa foi repassada ao Guia Crissiumal pelo Chefe do Escritório da EMATER local, Fernando Leichtveis.

Se o tempo colaborar, se manter firme, 30% da área plantada em Crissiumal estará pronta para ser colhida.

A produção da soja colhida até aqui varia entre 30 sacas por hectare a 70 sacas por hectare, porém, segundo a EMATER as lavouras mais precoces que foram colhidas até agora tinham potencial menor. “De agora em diante espera-se que aumentem as produtividades. As lavouras que estão maduras e as que estão enchendo os grãos estão melhores. O ideal é que o tempo firme esta semana para os produtores darem sequência na colheita”, destacou Fernando Leichtveis.

A chamada “safrinha de soja” já teve seu plantio finalizado no mês passado. Esses grãos deverão ser colhidos no mês de maio.

As chuvas dos últimos dias causaram algumas perdas de qualidade nas lavouras que estavam maduras, porém não muito expressivas.

Em Crissiumal a estimativa é de que 9500 hectares de soja foram plantados para a safra normal e 1500 hectares foram plantados para a safrinha. 

O preço médio da saca do grão na região é de R$ 70,50.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos