Notícia

Comercial - 20/03/2019 - Docentes da FAHOR recebem treinamento sobre ferramentas do Google


Algumas funcionalidades da plataforma Google já haviam sido apresentadas aos professores no dia 9

No sábado, dia 16, os professores da Faculdade Horizontina participaram de mais um Programa de Certificação em Processos Docentes (PCPD). Algumas funcionalidades da plataforma Google já haviam sido apresentadas aos professores no dia 9 e, no último encontro, os docentes da área de Tecnologia da Informação, Fabrício Desbessel e Maicon Hammes, apresentaram outras ferramentas, como Chat e Meet.

A ferramenta Chat permite a realização de bate-papos entre a comunidade acadêmica, como professores com alunos, alunos com alunos ou professores com grupos de alunos. O bate-papo pode ser por mensagens de texto, troca de arquivos e até por vídechamada. Já a ferramenta de Meet permite transmitir aulas virtuais, criar webniar ou fazer reuniões, sem limite de participantes, com a possibilidade de compartilhar a tela do computador para fazer apresentações e demonstrações.

Fabrício relata que o treinamento foi totalmente prático e apoiado por instruções de trabalho, que são manuais disponíveis para acesso dos colaboradores a qualquer momento. “Os treinamentos estão tendo uma boa participação e os professores estão preparados para utilizar as melhores ferramentas, para melhorar a comunicação e colaboração com seus estudantes, seja presencial ou à distância”, comenta.

A professora Eliane Garlet destaca a importância de abordar estas temáticas durante o PCPD, pois os estudantes estão em uma geração voltada à tecnologia e é necessário buscar outros métodos, além dos tradicionais, para serem aplicados em sala de aula. “É preciso se reinventar, de modo a captar a atenção e interesse dos alunos, trazendo métodos diferenciados para a sala de aula. Essas ferramentas, que estão disponíveis, impactam na produtividade dos acadêmicos, pois ao captar a sua atenção, ele participa e interage, tornando as aulas ainda mais dinâmicas”, comenta a docente.

Este foi o sétimo PCPD de 2019, sendo que o próximo está previsto para o final do mês de abril.

Postado: Leila Ruver
Vídeos