Notícia

Texto de Opinião - 19/12/2019 - Interpretação é a solução


Por Carla Regina Schneider Brackmann - Professora de Português/Literatura

Interpretar é entender e compreender o que é lido, é saber extrair do texto a sua essência, suas ideias e depois saber transferi-las, ler as entrelinhas. Encontrar a ideia principal do texto, contextualizar. Saber refletir sobre o que leu, seja texto verbal ou não verbal. É questionar o que leu e posicionar-se argumentando contra ou a favor. Vale dizer, também, que a localização de informações explícitas favorece a familiarização do aluno com o texto, assim quanto mais o leitor estiver familiarizado com o texto, mais facilmente poderá realizar inferência e chegar a informações novas.

Por outro lado, não saber interpretar corretamente um texto pode gerar inúmeros problemas, afetando não só o desenvolvimento profissional, mas também o desenvolvimento pessoal.

O mundo moderno cobra de nós inúmeras competências, uma delas é a proficiência na língua, e isso não se refere apenas a uma boa comunicação verbal, mas também à capacidade de entender aquilo que está sendo lido.

Interpretar demanda paciência e, por isso, sempre releia, pois uma segunda leitura pode apresentar aspectos surpreendentes que não foram observados anteriormente.

A leitura é uma prática muito importante para a construção do conhecimento e exercício da cidadania. Com as mudanças do mundo moderno, a escola não é mais o único local de fonte do conhecimento, pois com os avanços da imagem, da cor, da tecnologia e do movimento, percebe-se que o adolescente desinteressou-se pela importância da leitura, a qual é trabalhada na escola sem recursos atrativos e com poucas formas de promover a interação com o tema dos textos.

Interpretar textos é uma verdadeira arte. Quantas discussões causadas por problemas de interpretação você já presenciou, principalmente nas redes sociais?

Seguem, então, algumas dicas para realização de uma ótima interpretação textual:

1. Tenha sempre um dicionário por perto

Alguns textos são mais difíceis de interpretar do que outros. Algumas palavras podem não fazer parte do seu vocabulário usual ou causar confusão de significados. O dicionário existe para desmistificar a língua, e por isso é o melhor amigo do bom leitor e escritor.

2. Leia gêneros diferentes: Procure diversificar o seu consumo, alternando livros de literatura com revistas, jornais, blogs, publicações científicas, entre outros.

3. Busque silêncio para se concentrar: O segredo para interpretar textos está na concentração. Uma leitura bem feita requer atenção e imersão total no texto, e é praticamente impossível combinar esses dois fatores com barulho e confusão ao redor.

4. Separe um tempo só para ler: A leitura é uma atividade que requer tempo. Não adianta tentar interpretar textos lidos às pressas, pois a falta de atenção vai te impedir de entender até os pontos mais simples dele.  Por isso, se dedicar a interpretar textos é um dos melhores treinos para a sua capacidade de escrita.

5. Releia quantas vezes precisar: Enquanto não se sentir totalmente capaz de explicar, com as suas palavras, as ideias que o texto apresenta, releia o conteúdo e dedique cada vez mais atenção às leituras.

6. Resuma em tópicos: Uma boa dica para interpretar textos corretamente é fazê-lo aos poucos. Ao terminar um capítulo ou parte do texto, tome nota das ideias mais importantes apresentadas até ali.

7. Teste sua compreensão: Como fazer isso? Bom, existem algumas maneiras bem simples:

Discutir com outras pessoas que já leram o texto;

Procurar resenhas críticas ou resumos e comparar as interpretações;

Checar se suas hipóteses foram realmente confirmadas ou recusadas;

Analisar se os tópicos mais relevantes estabelecem conexões válidas entre si.

Lembre-se que a leitura passa a ser instrumento de libertação para a pessoa interpretar, refletir, formar-se, conscientizar-se. O mais importante da leitura, nesse enfoque, é que ela nos torna pensadores, pois irá instrumentalizar o indivíduo para uma compreensão mais ampla do seu mundo e para a comunicação.

ATENÇÃO: O mais importante elemento para quem quer aprender chama-se DISPOSIÇÃO. Quem realmente quer deixar de lado as dificuldades, treina e dedica-se para ser maior do que elas. A interpretação de texto não é um exercício exclusivo da língua portuguesa, pois quem entende bem o que lê consegue resolver questões da matemática, da física, biologia e das mais diversas áreas do conhecimento. Interpretar um texto de maneira eficiente é um passo importantíssimo para alavancar o aprendizado. Por isso, deixe de lado a preguiça, mãos à obra e bons estudos!

 

Por CARLA REGINA SCHNEIDER BRACKMANN - Professora de Português/Literatura nas escolas: E.M.E.F. Rotermund e E.E.M. Ponche Verde

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos