Notícia

Agricultura - 19/12/2018 - Mais oito açudes são construídos em Crissiumal


Através do programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural

Crissiumal teve neste mês de dezembro mais 8 (oito) açudes construídos com o objetivo básico de irrigar pastagens ou lavouras. Estes açudes foram projetados e construídos através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, coordenados pela Secretaria do Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo –SDR.

O Governo do Estado ofereceu   a prestação de serviços mecanizados (maquinário), acesso ao projeto técnico via EMATER/ASCAR- RS, regularidade ambiental e outorga de uso da água (cadastro SIOUT). O programa é desenvolvido pelo Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água -DINFRA. 

No estado 930 unidades serão construídas em 110 municípios, sendo desses 8 em Crissiumal. No município os agricultores beneficiados foram selecionados pelo Conselho Municipal de Política Agrícola-CMDR, que congrega Sindicatos, Secretaria Municipal da Agricultura, Cooperativas, EMATER e agricultores. Os agricultores beneficiados foram aprovados pelas entidades integrantes do Conselho onde   já vinham há muito tempo manifestando o interesse em reservar água e instalar irrigação.

Os critérios mais importantes na escolha foram a análise das condições de implementar o projeto como: disponibilidade de água, proximidade das áreas a irrigar, a preservação ambiental, sendo que os açudes são de porte razoável para nossa realidade, com uma movimentação de terra em torno 1500 m³ de terra com capacidade de armazenar mais de 1 milhão de litros de água.

Para as entidades que integram o CMDR esta é uma ação importante para dar estabilidade, regularidade e garantia de geração de renda a estas famílias, frente aos recorrentes quadros de estiagem que ocorrem no Estado.

Para o Escritório Municipal da EMATER que elaborou os projetos e acompanhou a construção dos açudes, este é mais um passo importante no avanço para a prática da irrigação no município que contará com mais de 50 propriedades no o uso desta prática ou tecnologia, amenizando os efeitos das sucessivas estiagens, dando ao agricultor mais segurança para investir nos demais itens que aumentam a produção e a produtividade. Os técnicos salientam ainda que os agricultores que possuem as condições de reservação de água e irrigar, deverão perseguir esta meta pois é sem dúvida um bom investimento.

 

Texto e fotos: Emater Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos