Notícia

Ageleite - 19/12/2011 - Momento Leite 067


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.67 - Momento Leite:
- Como produzir leite de boa qualidade
- A importância do resfriamento do leite na propriedade


Como produzir leite de boa qualidade - A produção de leite higienicamente puro depende do estado de saúde das vacas, de sua alimentação e manejo, da ordenha adequada e dos cuidados posteriores, até o momento do consumo. Com relação às vacas é necessário que sejam sadias, evitando-se usar leite de animais portadores de tuberculose, brucelose, aftosa, mamite etc; que sejam mantidas livres de bernes, carrapatos, pulverizando-as ou banhando-as com soluções carrapaticidas e bernicidas.

Ordenha higiênica - Para que o leite não seja contaminado durante a ordenha, ou logo após a mesma, devem ser observados os seguintes cuidados:

Local da ordenha - O curral e o rancho de tirar leite (sala de ordenha) devem ser abastecidos de água abundante e limpa, para higienização do vasilhame e o resfriamento do leite. Fazer a ordenha duas vezes por dia, sempre às mesmas horas, em local limpo, em rancho de meia parede, coberto, a fim de proteger o leite contra vento e poeira.

Ordenhador e vasilhame - O bom tirador de leite deve ser sadio e limpo; usar baldes limpos e de boca semifechada, para evitar a entrada de ciscos no leite, ter preparado um latão limpo, com coador para colocar o leite.

Higienização na ordenha - Antes de começar a ordenha, escovar a parte traseira e a barriga da vaca, lavar o úbere e enxugá-lo com um pano limpo, de preferência umedecido com solução bactericida (cloro), lavar bem as mãos antes de começar a ordenha, tirar o primeiro jato de leite de cada teta, numa caneca especial, para ver se o leite está bom. Se a vaca tiver qualquer inflamação no úbere, não misturar esse leite ao leite bom, não soprar o leite, nem tirar ciscos com o dedo. Evitar fumar durante a ordenha, coar o leite num coador especial ou num pano limpo, na hora de despejar no latão, lavar os utensílios durante a ordenha: balde, coador e pano, primeiro em água fria, com detergente, depois com água fervendo e pôr para secar de boca para baixo, num estrado de madeira limpo.

Cuidados com o leite - Evitar deixar os latões com leite dentro do estábulo, no meio das vacas, manter os latões de leite tampados, em local limpo, se possível dentro de um tanque com água fria, de preferência corrente, construir um abrigo rústico, para evitar que os latões de leite apanhem sol à margem da estrada, enquanto esperam pelo transporte e os veículos que transportam o leite devem ser cobertos com toldos de lona, elevados, para evitar que os latões apanhem sol. (Ciência do Leite)

A importância do resfriamento do leite na propriedade - O resfriamento do leite na propriedade, imediatamente após a ordenha, é sem dúvida uma das medidas de maior impacto sobre a qualidade do leite, uma vez que o resfriamento do leite a 4oC (em menos de 2 horas após o término da ordenha) inibe o crescimento de microrganismos presentes no leite. O resultado do crescimento destes microrganismos - principalmente bactérias - é a alteração das características de qualidade do leite, como fermentação da lactose e degradação da proteína e gordura.
A forma mais eficiente para o resfriamento rápido do leite é o uso de tanques de expansão. Estes equipamentos que têm se popularizado entre os produtores, pois apresentam grande superfície de contato com o leite e possuem um agitador, o que favorece o rápido abaixamento da temperatura. Desta forma, a utilização de resfriadores de imersão, nos quais os latões são imersos na água gelada, não oferece a mesma eficiência, pois as trocas de calor são muito mais lentas. Como não há homogeneização do leite durante o resfriamento, o leite não é resfriado uniformemente, e assim este resfriamento marginal não inibe o crescimento de bactéria na parte mais interna do latão. (Milkpoint)

O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos