Notícia

Educação - 19/11/2018 - Viagem de encerramento do Projeto Câmara Mirim 2018 aconteceu na última semana


Vereadores Mirins estiveram em Porto Alegre

No último dia 14, a Câmara Municipal de Vereadores, em cumprimento ao cronograma de atividades do ano 2018 do Projeto Câmara Mirim, proporcionou a Viagem de Estudos aos Vereadores e as Vereadoras Mirins de 2018. Em uma agenda bastante intensa, os Edis Mirins, começaram numa visita guiada ao Museu da Brigada Militar em Porto Alegre, onde conheceram toda a história da destacada força militar gaúcha no cenário estadual e nacional em diversos momentos da história brasileira. Seguindo a agenda, às 10:30 horas, no Auditório Francisco Juruena do Tribunal de Contas do Estado, o Auditor Público Externo Valtuir Pereira Nunes durante uma hora e meia apresentou de forma esmiuçada as atribuições e funções do nosso Tribunal de Contas no acompanhamento e fiscalização externa da administração pública nas esferas municipal e estadual, visando uma gestão pública honesta, eficiente e transparente. Na oportunidade os Vereadores Mirins ainda foram recepcionados pelo Presidente do Tribunal de Contas do RS, Conselheiro Iradir Pietroski, que, muito atencioso, conversou com os alunos, professores e demais membros da comitiva, respondendo diversos questionamentos. O Vereador e coordenador do projeto Câmara Mirim, Renato Saling, elogiou e parabenizou o Presidente Iradir pelo trabalho e desempenho a frente desse importante Órgão de Controle, além de agradecer e afirmar a honra da comitiva em ser recebida pelo Presidente do Tribunal de Contas no gabinete da presidência.

Depois, logo no início da tarde, às 13:00 horas, iniciou a visitação ao Palácio Farroupilha, sede do Poder Legislativo do Estado, onde a comitiva em mais uma visita guiada obteve informações sobre a história da antiga e atual casa legislativa, além da histórica casa do Visconde de Pelotas, inicialmente chamada de Solar dos Pinheiros e atualmente de Solar dos Câmara. A casa foi habitada por apenas uma família, a família Pinheiro, do chamado Visconde de Pelotas e foi passada de geração em geração, sendo a mais luxuosa casa de Porto Alegre para a época da construção, e teve o nome de “solar” pelas majestosas janelas e acomodações dos recintos que recebiam muita luz do sol e possibilitavam manter a ideia de grandeza que o Visconde queria ostentar para o povo. No local eram recebidas as mais importantes autoridades que iam para Porto Alegre passear ou resolver questões de Estado. Atualmente é mais um dos pontos turísticos históricos de Porto Alegre, mas também é sede da biblioteca pública e do centro cultural de Porto Alegre.

Seguindo o roteiro os Vereadores Mirins e seus acompanhantes puderam visitar o Palácio Piratini, onde um guia acompanhou a comitiva por todo o palácio e contou um pouco da história daquele majestoso local, que foi construído em 1909 e desde a sua inauguração até os dias atuais é sede do Poder Executivo do Estado. Antigamente os Governadores do Estado também moravam no Palácio, mas em virtude de manifestações de professores estaduais na década de 70, foi decidido separar o “Estado da Família”, ficando o local exclusivamente como sede do Governo. Os visitantes se encantaram com a história e toda a beleza do Palácio, seus sua arquitetura e pintura, seus adornos e obras de arte. Para fechar com chave de ouro a comitiva teve a oportunidade de conhecer o gabinete oficial do Governador do Estado, que em virtude de compromissos não estava no local, os históricos carros oficiais do Governador.

Além dessa agenda de muito aprendizado, ao final da tarde houve uma rápida visita à Catedral Nossa Senhora da Madre de Deus, ao lado do Palácio Piratini, onde, no mesmo momento que se observou o esplendor dessa linda  Igreja, todos puderam agradecer pelo sucesso da viagem, e claro, pedir a proteção para o retorno para casa. Ainda antes de sair da cidade de Porto Alegre, e para encerrar com chave de ouro a viagem de muito aprendizado, toda a comitiva teve a oportunidade de conhecer a nova Orla do Guaíba, que hoje é considerado um dos pontos mais importantes de turismo e lazer da capital do nosso Estado.

Nesse ano o Projeto Câmara Mirim contou com participação de 12 escolas, e nessa viagem de estudos tem por finalidade ratificar e ampliar todo o conhecimento obtido pelos Vereadores Mirins durante o ano, e cada Vereador Mirim teve a companhia de um professor da sua escola, na esperança de que todo o conhecimento obtido seja, de uma forma ou outra, difundido aos demais alunos da rede escolar.

Aproveita-se para lembrar que o Projeto Câmara Mirim está no período eleitoral para a escolha dos novos representantes Mirins para o ano de 2019, sendo que a campanha eleitoral será realizada nas escolas, entre os dias 20 e 26, e as eleições que se realizarão nas respectivas escolas participantes tem data prevista para o próximo dia 28 de novembro, e com previsão de diplomação dos eleitos para o dia 10 de dezembro, data na qual também haverá a prestação de contas de todas as atividades realizadas pelos Vereadores Mirins da legislatura de 2018, com início às 19:30h no Plenário da Câmara de Vereadores de Crissiumal, para cuja solenidade desde já estão convidados todos os familiares, as direções e os professores das escolas participantes, e toda comunidade crissiumalense.

Fonte / Fotos: Câmara de Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos