Notícia

Agricultura - 19/10/2017 - Cotrimaio recebe trigo em suas 16 filiais na região


Safra iniciou oficialmente na semana passada

Iniciou na semana passada mais uma colheita de trigo em nosso Estado. A Cotrimaio se preparou com treinamentos para desenvolver sua equipe e está preparada para o recebimento do trigo nas suas 16 filiais na região. Na abrangência da Cooperativa, este ano foi cultivado uma área superior a 50 mil hectares.

Conforme informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do sul divulgado na última semana, a produtividade será prejudicada assim como a qualidade dos grãos devido às condições climáticas. Para o gerente de produção da Cotrimaio, o engenheiro agrônomo Charles Neuhaus as primeiras lavouras colhidas tiveram um rendimento abaixo do esperado pelos produtores, situação ocorrida principalmente devido aos longos períodos de chuva após os primeiros plantios e após isso um longo período de estiagem, além de um inverno com poucos períodos de frio que é fundamental para o bom desenvolvimento da cultura.

Alguns obstáculos também são apontados para a comercialização do produto. Pensando nisso e no desenvolvimento do produtor desde a formação da sua lavoura até a colheita, a Cotrimaio mantem o programa de trigo branqueador onde o produtor que plantar as cultivares de trigo que se enquadram nessa categoria tem um diferencial de preço no momento da comercialização do cereal, recebimento e beneficiamento da produção, além dos contratos futuros que garantem uma liquidez ao produto.

Embora seja cedo para falar em produtividade média, Charles reforça que “a qualidade é fundamental para ter um preço aceitável e também liquidez do trigo, no caso de uma qualidade inferior todos perdem, o produtor recebe menos pelo produto comercializado e a Cooperativa tem uma margem menor no negócio, por ter maior dificuldade na comercialização, visto que as opções de compradores se tornam mais restritas”.

 

As fotos da matéria foram feiras em Lajeado Curvo/Humaitá, na propriedade de Marciel, Roque e Magnus Spiker.

Postado: Leila Ruver
Vídeos