Notícia

Geral - 19/09/2017 - Sucessão Rural foi tema de Assembleia da Amuceleiro


Evento foi realizado nas dependências da Escola Técnica Celeiro – ETEC, em Bom Progresso

(Carlos Turra – Gerente regional da Emater, Clair Kuhn – Presidente da Emater e Roberto Bergmann – Presidente da Amuceleiro)

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de agricultura e de saúde dos municípios integrantes da Amuceleiro participaram no último dia 13, de assembleia geral ordinária, nas dependências da Escola Técnica Celeiro – ETEC, em Bom Progresso.

Na pauta dos trabalhos constava visitação ao Centro de Treinamentos (Cetreb), que tem sua estrutura junto à escola; sucessão rural e apresentação do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA que tem sede em Ijuí e atente os municípios da Amuceleiro.

A coordenadora do Cetreb, Elaine Schonz falou sobre os cursos e capacitações que o centro oferece em mais de 14 anos de funcionamento. Destacou que o Centro já capacitou mais de 5 mil jovens e adultos, em nove cursos: Boas Práticas de Fabricação de Erva-mate; Boas Práticas de Fabricação; Gestão de Agroindústria; Panificação e Massas; Processamento Artesanal de Leite; Processamento Artesanal de Carne Suína; Processamento Artesanal de Pescado; Básico de Fruticultura e Bovinocultura de Leite. Após a apresentação da coordenadora o público foi convidado para conhecer a estrutura do centro.

O tema sucessão rural foi bastante debatido na assembleia. O presidente da Amuceleiro e prefeito de Crissiumal Roberto Bergmann defendeu a ideia de que a atual geração deve se preocupar em deixar sucessores e não somente herdeiros e que para isso é necessário a adoção urgente de políticas públicas que incentivem a permanência dos jovens no campo. “Esse trabalho de conscientização e incentivo de permanência no meio rural deve começar na escola, desde os primeiros anos e ter continuidade com políticas públicas municipais. Por isso a importância de trazermos para a Amuceleiro essa discussão”, salientou Roberto.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, que também esteve prestigiando a assembleia, argumentou que "Ninguém fica em atividade alguma se não tiver rentabilidade e boas condições de vida, seja com acesso à internet, celular ou outras tecnologias que facilitam a vida das pessoas e principalmente dos jovens, que usam muito e gostam dessas ferramentas". Entretanto, Clair exaltou que a permanência das famílias no campo é assunto que deveria ser abordado e discutido em todos os órgãos e instituições, sejam públicas ou privadas, pois é um tema de suma importância e afeta a todos, pois o produtor rural é o responsável por colocar a comida na mesa de todos, concluiu o presidente da Emater.

A Escola Técnica Estadual Celeiro por meio da diretora Neiva Gessi Bergolli e da coordenadora pedagógica do curso subsequente, Professora Valeci Grasel na oportunidade, apresentaram uma proposta de curso Técnico em Agropecuária, com foco na sucessão rural para o ano de 2018. O trabalho exige uma construção metodológica diferenciada e depende fundamentalmente, de parcerias com as prefeituras, secretarias municipais de agricultura e entidades que desenvolvem seu trabalho diretamente na agricultura. No entanto, os gestores municipais foram convidados para fazerem parte da construção dessa proposta, que flexibiliza o horário das aulas e a elaboração dos projetos que serão desenvolvidos na propriedade, conforme demanda apresentada pelo município e entidades como a EMATER, Sindicatos, Cooperativas e/ou Associações comunitárias. O professor Flávio Wolmann também convidou os presentes para a XI Agrofeira – “Compartilhando Experiências, Socializando Saberes” que será realizada dias 07, 08 e 09 de novembro de 2017, nas dependências da ETEC. O evento contará com várias palestras e exposição de projetos desenvolvidos pela Escola, UERGS e EMATER.

A assembleia também contou com a presença da equipe técnica do Cisa, que é um consórcio atuante na área de consultas e exames especializados e que também atua na compra e distribuição de medicamentos aos municípios consorciados através de pregão eletrônico. A diretora executiva do Cisa, Maria Elisabete Rolim de Jesus, apresentou detalhadamente as ações desenvolvidas pelo consórcio no último ano e os serviços oferecidos e prestados aos municípios integrantes.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos