Notícia

Agricultura - 19/05/2020 - Iniciado o plantio de trigo em Crissiumal


Estimativa da área plantada é de 3500 hectares

Após a frustração da safra de verão de milho e soja, nas quais a perda de grãos superou a expectativa inicial de produtividade, em virtude da estiagem, tem início o plantio de trigo, que no momento, possui cotação favorável de R$ 51,50.

Em Crissiumal, o plantio iniciou na última semana, e a expectativa é que ocorra o aumento da área cultivada. Segundo Fernando Leichtveis, Chefe do escritório da Emater de Crissiumal, no município a área plantada irá aumentar de 3000 hectares em 2019 para 3500 hectares em 2020.

O zoneamento agroclimático permite o plantio de 11 de maio a 30 de junho.

Segundo Leichtveis, a motivação dos agricultores para o aumento da área de plantio é o preço bom da atualidade, bem como a boa safra do ano passado.

Segundo a Emater, além de gerar renda, o trigo no inverno favorece culturas de verão, como a soja que tem problemas com plantas invasoras resistentes. O fato de usar moléculas diferentes de herbicidas e no momento certo, ou seja, na estação de crescimento da invasora, para o controle de plantas daninhas no trigo, quebra a resistência de plantas invasoras a herbicidas da soja, pois essas são eliminadas com esse sistema de produção e diminui aplicações na cultura, reduzindo os custos de produção e causando menores impactos ambientais.

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos