Notícia

Clima - 19/05/2017 - Crissiumal mais uma vez acumula prejuízos em virtude da enxurrada


Ponte na localidade de Boa Esperança teve suas pranchas levadas

Os mais de 120 milímetros de chuva que caíram em Crissiumal nesta quinta-feira (18) mais uma vez provocaram inúmeros transtornos, principalmente no interior do município. 

As constantes enxurradas enfrentadas pela cidade tem tirado o sono da equipe da Secretaria de Obras de Crissiumal. O município possui milhares de quilômetros de estradas e centenas de pontes e pontilhões que acabam danificados em episódios de volumes altos de chuva em pouco tempo, que tem sido frequentes neste ano.

Em contato com a redação do site Guia Crissiumal na tarde desta sexta-feira, o Secretário Municipal de Obras de Crissiumal, Claudiomiro Ties relatou que uma equipe percorreu o interior do Município, fazendo o levantamento de danos, e até mesmo o reparo de alguns estragos.

Claudiomiro também informou que a ponte que faz divisa entre Crissiumal e Tiradentes do Sul, na localidade de Boa Esperança, perto do Balneário Alma Gêmea, foi severamente danificada pela crescida do Rio Lajeado Grande e teve que ser interditada para a travessia. Os trilhos, vigas e várias pranchas de madeira acabaram sendo levadas pela força da correnteza e não há previsão de reabertura do caminho.

Outra ponte que teve que ser interditada é a da divisa entre as localidades de Santo Antônio, Crissiumal e Linha Católica, Três Passos, que teve uma grande viga quebrada do lado crissiumalense.

A interdição das duas pontes certamente vai causar transtornos para moradores próximos, agricultores que possuem área de terra nas imediações, caminhões de entrega de insumos e produtos agrícolas e também caminhões que carregam a produção agrícola, especialmente o leite, nas imediações.

Na localidade de Lajeado Caçador um bueiro que havia sido levado e a ponte da “barragem” já tiveram o trânsito reestabelecido pelo trabalho da Secretaria de Obras.

Ties relatou ainda que encontrou dificuldades em avaliar algumas localidades ribeirinhas, como a Barra do Lajeado Caçador, já que durante a tarde o mesmo estava represado pelo Rio Lajeado Grande, e várias pontes e pontilhões, até mesmo estradas, estavam submersas, impedindo o trânsito e a avaliação.

Outros chamados foram recebidos pela Secretaria em localidades do interior e serão averiguados.

O Rio Lajeado Grande atingiu no início da manhã 6,54 metros acima de seu nível segundo medição da Hidrelétrica Caa-Yari. O volume de chuva até o momento em 2017 é de 1313 milímetros em Crissiumal.

Fotos: Claudiomiro Ties / Secretaria de Obras Crissiumal

Fonte: Guia Crissiumal

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos