Notícia

Texto de Opinião - 19/04/2017 - Que vazio - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Túmulo vazio, corações vazios. Lugares desabitados, casa sem ninguém, Igrejas vazias. Para que serve um poço vazio? É um perigo. Somente o túmulo vazio foi motivo de esperança. 

Quem sentiu maior vazio certamente foram os discípulos com a morte de Jesus. Há muita gente que sente vazios em sua vida. Pessoas se sentem a sós. Há os que são vazios de esperança, vivem desanimados. Outros se sentem vazios de Deus. Outros são fechados como um túmulo e não encontram nenhum anjo humano que lhes ajude a tirar a pedra da solidão. Corações que são frios como uma tumba de pedra. Há corações que não se deixam tocar por nenhum sentimento, estão como bloqueados ao amor. Mesmo a estes que são insensíveis é bom poder lhes dizer que Deus também os ama. É destes que Deus também espera amor. Tirar a pedra é ser aberto para amar.

Uma casa vazia, onde ninguém habita, em pouco tempo se torna feia, ao seu redor cresce mato e no seu interior tudo fica mofo. Quando alguém entra nesta casa fica até desconfiado com se algo estivesse errado. Deus não se assusta quando alguém Lhe abre o coração, pelo contrário, Jesus mesmo diz que há maior alegria no céu por um pecador que se converte do que por noventa e nove justos... ( Lc 15,7).

O que dizer dos que estão com as mãos vazias que não realizam boas obras? Jesus mesmo dá a resposta (cfr. Mt 25,31-46) Estive com fome, doente, preso e você não me acolheu. Não resolve ter mãos limpas se estiverem vazias. É por isso que Paulo insiste para buscarmos as coisas do alto (Col 3,1). Há pessoas que se sentem com um vazio porque realmente não buscam nem a Deus do qual nós precisamos nem aos irmãos que precisam de uma mão estendida. Não adianta alguém ser possuidor de muitos talentos ou qualidades e até ter uma bela vocação se não presta serviços. Para que serve a vida se não é para estar ao serviço. À medida, em que uma pessoa está à serviço ela serve para viver. Uma pessoa que não cultiva a vida espiritual nem realiza obras de misericórdia se sente vazia porque está oca, não preenche o vazio que deve ser ocupado pelas coisas do alto.

O túmulo vazio é um bom sinal, porque Ele não está mais morto. Péssimo sinal é existir pessoas vazias de Deus. Nem uma bola murcha tem graça, também não está na graça quem não vive para Deus.

Oxalá que todos os seres humanos descubram em vida a necessidade de se preencherem de Deus, buscando as coisas do alto, preenchendo o vazio que muita gente sente. Amigos e amigas! Que na vida espiritual ninguém seja como uma bola murcha, que cada um procure se plenificar de Deus. Não podemos ficar inativos nem vazios. É preciso ter um coração cheio e as mãos estendidas a quem de nós precisa. Aquele que esteve no túmulo, agora, está com os Apóstolos, ou seja, com Sua Igreja.

Ariquemes, 26/04/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos