Notícia

Clima - 19/03/2017 - Outono começa com dia agradável e parcialmente nublado nesta segunda-feira


Estação não deve ter sequência de dias gelados como em 2016

A segunda-feira marca o começo do outono e terá presença do sol em todo o Rio Grande do Sul. O céu não estará totalmente descoberto, contudo. Na maioria das regiões, o dia será parcialmente nublado.

 

Na Metade Leste e no Leste, até chuva isolada pode ocorrer em razão de nuvens cumulus mais desenvolvidas. O início da manhã é ameno e a tarde será com temperatura agradável em jornada de conforto térmico. O vento vai soprar do quadrante Leste, com intensidade moderada à tarde em algumas cidades.

 

As mínimas rondam os 11°C em Santana do Livramento e os 12°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 27°C.

 

O outono começa às 7h29min em um dia de temperatura agradável e típico da época do ano, mas, na prática, o padrão climático outonal dá dura uma semana. O Estado vive uma sequência de dias amenos e com noites até frias em muitos municípios. Foi o caso de São José dos Ausentes, com 5°C, assim como Cambará do Sul.

 

Nesta primeira semana do outono, o tempo seco com dias de sol e nuvens predomina, mas se espera instabilidade fraca e localizada muito irregular em algumas áreas, sobretudo na Metade Norte e no Leste. Na quinta pode chover em mais pontos, mas com volumes baixos.

 

O altíssimo número de dias gelados do outono de 2016 não deve ocorrer, mas devem ser esperadas algumas jornadas muito frias. O outono começa mais seco, mas tende a ter aumento da chuva à medida que se aproxima o inverno com o aquecimento projetado do Pacífico.

 

Fonte: Correio do Povo

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos