Notícia

Agricultura - 19/03/2017 - Lavouras de grãos continuam em fase de maturação


Informações são da EMATER

Beneficiada pelo clima, a cultura da soja passa rapidamente para a maturação, com 53% das lavouras em enchimento de grãos, 27% maduras e por colher e 15% da área já colhida. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), as fortes chuvas acompanhadas de ventos provocaram o acamamento da cultura, em especial das variedades mais altas e tardias. Pelo estágio da cultura, há baixa probabilidade de danos. A produtividade apresentada está acima da média dos últimos anos. O número de vagens por planta é superior a 50, atingindo facilmente 70 vagens, além disso, as doenças fúngicas estão muito bem controladas.

 

No milho, a colheita, que atinge 57% das lavouras, transcorre dentro da normalidade, não sendo mais ágil por causa da soja que tem a preferência dos produtores neste momento. O milho de segunda safra (safrinha) vem apresentando ótimo desenvolvimento vegetativo, sendo que em algumas lavouras se observa o início do período reprodutivo, com boas perspectivas de produtividade. Muitos silos e armazéns buscam o escoamento do milho colhido, a fim de dar lugar para a soja. Atualmente, 21% das lavouras de milho estão maduras e por colher, 20% em enchimento de grãos, 2% floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.

 

A cultura de feijão da safrinha está com cerca de 85% da área plantada (sobre uma estimativa de área total de 19.926 ha), apresentando desenvolvimento vegetativo normal, favorecido pelas condições climáticas dos últimos períodos. Lavouras semeadas no cedo já estão em floração, e em algumas inicia a fase de enchimento de grãos. A produtividade esperada inicialmente é de 1.369 kg/ha, mas o potencial produtivo do momento é bem maior, podendo chegar próximo ao rendimento da primeira safra, que foi de 1.753 kg/ha.

 

Continua a colheita do arroz, que alcança 20% do total plantado nesta safra. Os rendimentos neste primeiro momento superam as estimativas divulgadas recentemente, com casos que superam os oito mil quilos por hectare, com bom rendimento de engenho. O percentual colhido poderia estar bem mais adiantado não fossem as intensas chuvas ocorridas no início do mês. Atualmente, 42% da área estão maduras e com condições de ser ceifada, 30% em enchimento de grãos e 10% em floração.

 

Fonte / Foto: Emater / ASCAR

Postado: Leila Ruver
Vídeos