Notícia

Saúde - 19/02/2017 - Secretaria Municipal de Saúde divulga vídeo com informações sobre a Febre Amarela


Assista e leia as orientações

Durante o final de semana, a Secretaria Municipal da Saúde de Crissiumal divulgou amplo material com informações e orientações sobre a Febre Amarela.

 

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores.

 

“Estamos iniciando um trabalho intenso de monitoramento, vacinação e informação sobre a doença, por saber que é uma doença grave com alto índice de letalidade. Porém não queremos pânico na população, deixamos bem claro, que este é o nosso trabalho de Saúde Pública, realizar a prevenção. Assim como unimos forças no combate a dengue e estamos obtendo retorno, agora nossa força está também no combate a febre amarela”. Destaca Suelen Cocco, responsável pela secretaria.

 

Assista abaixo ao vídeo divulgado pela secretaria com inúmera orientações e sobre o trabalho que será iniciado nesta segunda-feira:

 

Causas

 

A febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar.

Existem dois ciclos da febre amarela:

- Febre amarela silvestre: em que mosquitos destas regiões se infectam picando primatas (macaco-prego, bugiu-ruivo e bugiu-preto) com a doença e podem transmitir a um humano que visite este habitat

- Febre amarela urbana: em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela silvestre a transmite para mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, que a espalham.

É importante alertar que em ambos os casos a doença é a mesma, a diferenciação do ciclo de transmissão apenas ajuda nas estratégias para evitar a disseminação da febre amarela.

A pessoa permanece em estado de viremia, ou seja, capaz de transmitir o vírus para mosquitos, por até 7 dias após ter sido picada.

Normalmente o vírus causa sintomas em pessoas que nunca tiveram a doença ou que nunca tomaram a vacina contra febre amarela.

 

 

Sintomas de Febre amarela

 

Muitas pessoas que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são: Febre; Dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas; Dor de cabeça; Perda de apetite; Náuseas e vômito; Olhos, face ou língua avermelhada; Fotofobia; Fadiga e fraqueza.

Os sintomas nesta fase aguda da doença costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos. No entanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode desenvolver sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. Nesta fase chamada de tóxica, o vírus pode atingir diversos órgãos e sistemas, mas principalmente o fígado e rins. Os sintomas dessa fase são: Retorno da febre alta; Icterícia, devido ao dano que o vírus causa no fígado; Urina escura; Dores abdominais; Sangramentos na boca, nariz, olhos ou estômago.

Em casos mais graves o paciente pode apresentar delírios, convulsões e até entrar em coma.

Dependendo do dano causado no organismo, esta fase da febre amarela pode levar a morte no intervalo entre sete e dez dias. Por isso, pessoas que são diagnosticadas com febre amarela devem estar atentas ao aparecimento dos sintomas iniciais e observar se os sintomas mais graves se manifestarem, para busca de ajuda médica.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos