Notícia

Educação - 19/02/2017 - Brasileiro, estudante de Universidade da Alemanha está fazendo pesquisa em Crissiumal


Na sexta-feira ele esteve com Marcos Zimmermann no STR

Um brasileiro, estudantes de uma Universidade da Alemanha está em Crissiumal realizando uma pesquisa sobre a cultura alemã na região.

 

A pesquisa faz parte do doutorado no Instituto de Romanística da Universidade de Giessen. Giessen é a cidade alemã com o maior número de estudantes. São 35 mil futuros acadêmicos em uma população de cerca de 84 mil habitantes.

 

O estudante é Gabriel Raimundo Kinzel, de 44 anos, nascido em Barão RS, mas que reside desde 2001 na Alemanha. Gabriel foi para a Alemanha para um intercambio estudantil, após concluir a Faculdade de Letras e Literatura, se adaptando facilmente ao país e ficando bem mais do que o esperado.

 

Segundo informações repassadas por ele ao Guia Crissiumal na sexta-feira (17), a pesquisa consiste na coleta de dados sobre a cultura alemã em contato com demais culturas, como é o caso dos descendentes de alemães que vivem no Brasil.

 

São doze pontos de coletas, ele escolheu os pontos pela povoação alemã. No Noroeste Gaúcho os locais apontados para ele foram os municípios de Crissiumal, Selbach, Santo Cristo e Panambi, todos com grande influência alemã. Os entrevistados geralmente são pessoas de mais idade, que vivenciaram mais a adaptação e a colonização.

 

Ele chegou a Crissiumal na sexta-feira, sendo necessários três ou quatro dias para concluir sua coleta, que é feita de forma audiovisual, bem como com pesquisas em bibliotecas e outros.

 

O agricultor Jair Dresch (junto a Marcos Zimmermann e Gabriel Kinzel na foto do topo) da localidade de Barra do Mirim foi um dos entrevistados por Gabriel. Neste domingo uma família de São Sebastião teve informações coletadas pelo estudante.

 

Em Crissiumal Gabriel foi recebido no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pelo presidente Marcos Zimmermann, que o auxiliou nas indicações, bem como lhe deu suporte na atividade. 

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos