Notícia

Curiosidades - 19/01/2018 - Ouriço foi fotografado na cidade de Crissiumal


Animal estava no pátio de residência da Rua Mauá

Um animal exótico, difícil de ser fotografado apareceu em uma residência da Rua Mauá, em Crissiumal e foi captado pelas lentes do telefone celular  de perto pelo internauta Alexandre Sturm na noite desta quinta-feira (19).

Trata-se de um ouriço, pequeno mamífero que se alimenta com uma variedade de insetos e vertebrados de porte pequeno, como minhocas, escaravelhos, lesmas, lagartas, aranhas, peixes, ovos, sapos e crias de aves, roedores e lagartos.

É facilmente identificado por ter o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada variando do amarelo-claro, passando por marrom, até quase preto, com bandas escuras nas extremidades e conta com a sua coloração como camuflagem, mas quando ameaçado enrola-se numa bola expondo apenas a face de uma forma que nenhum outro animal possa vê-la.

Inofensivo e lerdo, o ouriço-cacheiro conta com uma perigosa arma para se defender do inimigo: tem o dorso totalmente coberto por espinhos que se destacam facilmente de seu corpo, espetando-se em quem quer que tenha a ingenuidade de atacá-lo, e ao contrário do que muitos acreditam, esse animal não é capaz de lançar os espinhos contra seus inimigos.

Os cães que ousam mordê-lo são as vítimas mais frequentes de seu revide automático. Uma vez cravados na carne, os espinhos não se soltam sozinhos, e podem dar origem a inflamações graves.

 

Foto: Alexandre Sturm, internauta Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos