Notícia

Clima - 19/01/2012 - Corsan realizará estudo de captação no Rio Uruguai para atender Crissiumal e mais três municípios


Os municípios de Três Passos, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul também fazem parte do estudo

A Corsan vai realizar um estudo de concepção para construção de uma captação no Rio Uruguai, adutoras e de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para garantir o abastecimento dos municípios de Três Passos, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Crissiumal. A garantia foi dada hoje à tarde, 19, pelo diretor-presidente Arnaldo Dutra durante reunião com os prefeitos Cleri Camilotti, de Três Passos, José Carlos Hickmann, de Tiradentes do Sul; Jair Carmo Schmitt, de Esperança do Sul e Sérgio Drumm, de Crissiumal. Para tanto será providenciada a assinatura de um convênio de cooperação entre a Corsan e os quatro municípios que integram a Amuceleiro (Associação dos Municípios da Zona da Produção), já em fevereiro.

 

O presidente da Corsan ressaltou que esse estudo de concepção vai apontar a viabilidade técnica e econômica da proposta apresentada pelos prefeitos, que prevê a captação no Rio Uruguai e o assentamento de 16 quilômetros de adutoras até o Distrito de Santo Antônio, em Três Passos, onde seria construída uma Estação de Tratamento que distribuiria a água para as outras três cidades, beneficiando 43 mil habitantes. Entretanto, conforme Arnaldo Dutra, esse estudo não vai descartar outras alternativas para garantia do abastecimento de água, pois a Corsan já observa a redução da produção dos poços artesianos que atendem as cidades da região.

Se houver a viabilidade do estudo, serão buscados recursos federais para a execução do projeto executivo e as obras. Para o prefeito Cleri Camilotti, de Três Passos, a ideia apresentada à Corsan é a única alternativa para a região, em especial às comunidades rurais que têm sofrido com estiagens frequentes, mas se mostrou receptivo a outras possibilidades que a companhia poderá apresentar. "O que queremos é água para a população", ressaltou Camilotti. Presentes à reunião o diretor de Expansão da Corsan, Alexandre Stolte, e o assessor da presidência da Corsan, Lúcio Goethel.

Fotos: Arquivo Guia Crissiumal e Corsan

Texto: Corsan

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos