Notícia

Geral - 18/10/2019 - ACESSUAS Trabalho desenvolve atividades em instituições do município de Crissiumal


Tem por objetivo identificar e sensibilizar usuários por meio da mobilização, divulgação, e informação

Aconteceu durante esta semana, junto a APAE de Crissiumal, a 1ª Semana no Mundo do trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município, por meio do Programa ACESSUAS Trabalho do Governo Federal.

O Programa  Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho -  tem por objetivo identificar e sensibilizar os usuários por meio da mobilização, divulgação, e informação; orientar e promover ações para desenvolvimento de habilidades de seus usuários; garantir o acesso a oportunidades; e acompanhar o percurso dos usuários objetivando a sua inclusão e autonomia pessoal e social.

Em Crissiumal, o Programa é coordenado pela servidora pública Luciane Fátima Erhart Schneider e a técnica em Nível Médio Larissa Guder e o Programa teve a participação do psicólogo, Guilherme Ullmann e da diretora do SINE/FGTAS, Lilian Tobe. As atividades, que aconteceram nos dias 14,15,16 e 17 de outubro, abordam quatro temas: Aspectos do Mundo do Trabalho; Desenvolvimento de Habilidades; Construindo o meu Currículo (prática e teoria); e, Vivência Profissional, em nosso município. 

A Constituição Federal (CF), em seu art. 203, e a Lei Orgânica de Assistência Social, em seu art. 2º, elencam a “promoção da integração ao mercado de trabalho” como objetivo da política pública de Assistência Social. O ACESSUAS Trabalho é o programa da Assistência Social que concretiza o objetivo de proporcionar aos usuários em situação de vulnerabilidade econômica e social o acesso a informações sobre o trabalho como direito, e a iniciativas de inclusão produtiva, a fim de possibilitar sua inserção formal ou informal na produção de bens e serviços.

Fonte: ACESSUAS Trabalho

Postado: Leila Ruver
Vídeos