Notícia

Agricultura - 18/10/2017 - Trégua na chuva acelera colheita de trigo em Crissiumal


Diversas áreas foram colhidas nesta terça-feira

Desde a trégua na chuva no último domingo os agricultores de Crissiumal e região aceleraram o ritmo da colheita de trigo. Nesta terça-feira (17) diversos agricultores, como é o caso de Ivano Zorzo (foto do rodapé) aproveitaram para colher suas áreas.

A colheita em Crissiumal iniciou no último dia 21, e segundo a supervisora da unidade da Cotrimaio de Crissiumal, Marcela Nass, está em 30%.

Marcela destacou ainda que a área plantada no município de Crissiumal é de 3.400 hectares. O rendimento da safra tem sido bastante abaixo do esperado, com rendimento médio de 15 sacas por hectare, tendo áreas com 10 sacas por hectare e alguns melhores com 25 sacas por hectare.

A qualidade do grão colhido também deixa a desejar. O PH é muito baixo, já que a chuva forte prejudicou o trigo no estágio final de produção. A condição climática de chuvas frequentes que vem ocorrendo, com previsão de continuar nas próximas semanas, não é benéfica para as culturas de inverno (trigo, cevada, aveia e canola), uma vez que essas culturas se encontram em maturação e colheita, fases em que o ideal é um tempo mais seco.

Além de todas as dificuldades de produção, outro fator desmotivador para os agricultores é o preço, já que a maioria das empresas compradoras de trigo estão sem preço para o produto e, portanto, sem comercialização para os grãos em depósito, o que deixa os triticultores preocupados, já que houveram investimentos para a cultura na safra de 2017. A Cotrimaio paga R$ 32,00 para o trigo tipo 1.

Colaborou nas informações: Marcela Nass / Cotrimaio

Fonte: Guia Crissiumal

Foto 1: Cotrimaio / Foto 2: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos