Notícia

Educação - 18/08/2018 - Escola Rocha Pombo realiza viagem de estudos


Viagem aconteceu nessa sexta

No dia 17 de agosto, a Escola Rocha Pombo realizou uma viagem de estudos para a cidade de Ametista do Sul, a capital mundial da pedra ametista, em razão da abundância do mineral nas regiões do Médio e Alto Uruguai. A mineração é a principal atividade econômica da cidade. Atualmente, há mais de 100 minas licenciadas para a exploração de ametistas e ágatas no município. A beleza das pedras em estado bruto ou beneficiadas para a comercialização também têm atraído um número cada vez maior de turistas para a região.

A viagem consistiu em visitar os principais pontos turísticos da cidade, como a Pirâmide de vidro com seus poderes místicos e que fica localizada na Praça Central de Ametista, a Igreja São Gabriel que tem em seu interior em torno de 40 toneladas de revestimento em pedras semi-preciosas e que foram retiradas das minas da cidade. Em seguida foi o momento de conhecer  “Ametista Parque Museu” que exibe a mais valiosa coleção de minerais e cristais de rocha de toda a América do Sul. A visita começou com um tour pelo local, onde estão expostas mais de 1,5 mil pedras procedentes de várias partes do mundo. Segundo os administradores, o museu abriga a pedra ametista "mais valiosa do mundo" encontrada até hoje, com 2,5 toneladas de peso. 

O almoço do grupo foi no 1º Restaurante Subterrâneo do Mundo localizado em uma mina desativada localizada as margens da ERS-591. Com seu ambiente com móveis personalizados, fonte de água, tem mais de 900 metros quadrados de área construída, local esse sem precedente em sua beleza.

A visita prosseguiu com um passeio no interior das minas subterrâneas. Ali, presenciamos explosões preparadas pelos garimpeiros para encontrar as pedras. Em outra mina desativada, percorremos um trecho de cerca de 200 metros onde estão expostas pedras belíssimas e geodos incrustados na rocha, além dos equipamentos usados pelos garimpeiros. O passeio termina com a visita a um espaço onde estão concentradas várias lojas que vendem pedras preciosas, joias e artesanatos. A diversidade dos produtos feitos com ametistas e outras pedras é grande. Também foi visitada a Vinícola Ametista. 

O objetivo desse momento foi o aprendizado, onde os alunos tiveram  a oportunidade de adquirir conhecimento a partir das experiências nas minas, demonstrando assim a união entre a teoria e a prática, efetivando a formação global dos educandos. Esse momento possibilitou a todos os envolvidos, alunos, pais e professores uma incomparável experiência, e também um maior aprofundamento em temas relacionados ao estudo da geografia, geologia, história, entre outros.

Para ver mais fotos clique aqui:

 

Fonte e fotos: Escola Rocha Pombo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos