Notícia

Clima - 18/07/2018 - De calor de 30 graus a chance de chuva congelada


Confira a previsão do tempo para os próximos dias no RS

O sol deve aparecer de novo nesta quinta-feira (19) e levar calor à maior parte do Rio Grande do Sul. A alta nos termômetros poderá ser sentida logo pela manhã, quando a temperatura deve ficar acima de 16°C em todas as regiões, com exceção da Serra. Assim como na quarta-feira (18), a temperatura deve se aproximar da casa dos 30°C na maioria das cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre. 

Na Capital, as oscilações no clima têm chamado a atenção – e, segundo a Somar Meteorologia, essas variações bruscas devem continuar pelo menos até o fim de semana. Depois de uma terça-feira (17) chuvosa, com máxima de 18°C, a quarta-feira em Porto Alegre teve máxima de 27°C, quase 10°C a mais do que no dia anterior. 

O calor deve predominar na Capital e na maior parte do Estado até a sexta-feira (20), quando a chuva retorna e derruba a temperatura. No sábado, os termômetros em Porto Alegre devem variar entre 8°C e 18°C, uma queda de cerca de 10°C nas temperaturas mínima e máxima, na comparação com sexta-feira. 

— Essas oscilações de temperatura ocorrem por conta da direção do vento, que agora está soprando do norte do país, trazendo calor, mas, até o fim da semana, passará a soprar do quadrante sul, trazendo frio — explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.

A quinta-feira também deve ter temperatura alta em Lagoa Vermelha, no Norte, e em Santa Rosa, no Noroeste, onde as marcas podem alcançar 29°C. A mínima  é esperada nos municípios de Bom Jesus e Vacaria, na Serra, que podem registrar 11°C nas primeiras horas do dia. 

 

Virada no tempo

O tempo começa a mudar na noite de quinta-feira. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica no sul do Estado deve provocar pancadas de chuva nas áreas fronteiriças, como Jaguarão e Uruguaiana. Com o avanço dessas novas instabilidades, o vento deve ganhar força nessas regiões, com rajadas que podem atingir 60 km/h. 

De acordo com a Somar Meteorologia, a área de baixa pressão dará origem a uma frente fria na sexta-feira (20). Conforme esse sistema avança, deve provocar chuva em todo o Rio Grande do Sul. A temperatura ainda fica alta na sexta antes da virada no tempo. As pancadas mais volumosas são esperadas no Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste, que têm risco de temporal, com acumulados que podem atingir 30mm em menos de 24 horas.

— Como a metade sul do Estado pode ter um volume de chuva bastante alto em muito pouco tempo, há risco para temporal nessa região. Nas áreas centrais e mais ao norte, incluindo a Capital, a instabilidade deve chegar apenas no fim do dia, mas com muita nebulosidade — explica Maria Clara.

 

Chuva congelada no fim de semana

O risco de chuva diminui no fim de semana, após a passagem da frente fria. O vento começa a soprar do quadrante sul e carrega ar mais frio para o Estado. Assim, no fim de semana, a temperatura deve despencar em todas as regiões, com mínimas abaixo de 10°C.

Apenas no Sul e na Serra, onde o frio deve ser mais intenso, é que ainda pode chover fraco. Com a temperatura abaixo de 4°C nessas áreas, os meteorologistas chamam a atenção para a possibilidade de chuva congelada na madrugada de sábado em Canguçu e nas primeiras horas da manhã em algumas cidades da Serra. 

— A combinação de frio e chuva favorece as condições para a ocorrência desse fenômeno. A possibilidade de chuva congelada nessas regiões é remota, mas nós vamos continuar monitorando a temperatura nos próximos dias para avaliar as chances de ocorrer — afirma Maria Clara.

 

Fonte: ZH - Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos