Notícia

Clima - 18/07/2017 - Metsul alerta para frio ainda mais extremo no amanhecer de quarta-feira


Leia o comunicado na íntegra

A MetSul Meteorologia alerta que a temperatura despencará a partir do fim da tarde desta terça e que a noite de hoje será atipicamente fria, antecedendo uma madrugada de quarta-feira que será marcada por mínimas excepcionalmente baixas no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil. A temperatura, mesmo com sol e céu azul, já é muito baixa na tarde desta terça com marcas abaixo de 10ºC em diversas cidades. Logo no começo da noite haverá vários pontos do Estado e da parte meridional do Brasil com temperatura negativa ou ao redor de 0ºC, o que fará com que a geada comece a se formar muito cedo, já no início da noite em diversas localidades. A quarta-feira amanhecerá com mínimas negativas em mais de 90% dos municípios do Rio Grande do Sul e onde a temperatura não negativar deve ficar perto de 0ºC. São esperadas marcas de -4ºC a 6ºC na Serra e de -6ºC a -8ºC nos Campos de Cima da Serra. Mínimas de -2ºC a -4ºC em muitos locais do Planalto e Alto Jacuí com valores ainda menores em pontos isolados de baixadas. No Noroeste gaúcho, -3ºC a -5ºC nas áreas de baixadas. Na Campanha e no Oeste, 0ºC a -2ºC. No Centro do Estado, junto à região de Santa Maria, mínimas de -1ºC a -3ºC. Em Porto Alegre, a maioria dos bairros deve ter 0ºC a 2ºC, mas alguns pontos da cidade podem ficar abaixo de zero. Os pontos mais frios da região metropolitana podem ter -1ºC a -3ºC. Mínimas de -2ºC a -4ºC devem ser esperadas nos setores mais frios das regiões dos vales. No Sul gaúcho, mínimas vão ficar de novo abaixo de zero em baixadas da Serra do Sudeste e se situarão entre 1ºC ou 2ºC em Pelotas. Igualmente em Santa Catarina são esperadas mínimas abaixo de zero de forma generalizada nesta quarta, exceção de áreas costeiras. Pode fazer de -8ºC a -10ºC no Planalto Sul em algumas estações da região.

Geada – Geada generalizada é esperada no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Quase todos os municípios do Estado tendem a registrar o fenômeno e na maioria a geada deve ser forte com pontos de severa. Espera-se geada em todos os municipios da Grande Porto Alegre e deve gear na maior parte da Capital, não se descartando geada mesmo em áreas verdes ou sobre carros na zona central de Porto Alegre, onde é muito raro gear. Pode gear também em pontos próximos da costa no Litoral Norte gaúcho, o que é igualmente pouco comum.

Neve – As condições para a ocorrência de neve são inexistentes sob o domínio de ar seco de alta pressão atmosférica com céu claro ou escassa nebulosidade. Nevou muito fraco (traço), na forma granular ou pequenos flocos, durante a segunda-feira em várias cidades da Serra e dos Aparados. Houve registro de chuva congelada nestas localidades, o que se repetiu em pontos do Noroeste, Missões, Planalto e Alto Jacuí. Múltiplas pequenas camadas de inversão térmica reveladas por sondagem atmosférica com balão na manhã de segunda dificultaram a ocorrência de uma neve mais expressiva. A Serra do Sudeste teve neve muito fraca (traço) por dois dias seguidos. No Planalto Sul Catarinense, nevou fraco em todas as localidades com pequenas acumulações isoladas. Houve registro muito fraco de neve e chuva congelada ainda no Meio-Oeste, Planalto Norte e áreas altas de Joinville. Nevou fraco no Sul do Paraná e houve chuva congelada em Curitiba no começo do dia de hoje.

Mínimas excepcionais - O frio extremo que se antecipava chegou com força e mínimas excepcionalmente baixas no amanhecer desta terça. A menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 6,7ºC abaixo de zero em Soledade. Ainda no Alto Jacuí, os termômetros acusaram -5,4ºC em Fontoura Xavier e -3,7ºC em Cruz Alta. Nos Aparados da Serra, a mínima foi de -4ºC em Ausentes. O Planalto Médio anotou -4,2ºC em Carazinho e -3,2ºC em Passo Fundo. No Noroeste, a temperatura baixou a -5,8ºC em Santa Rosa. Já no Oeste, -2,8ºC em Uruguaiana, -2,7ºC em Quaraí e -1,8ºC em Livramento. No Centro do Estado, -0,6ºC em Santa Maria. No Sul, mínimas de -2,9ºC em Pedras Altas e -1,6ºC em Pinheiro Machado. Porto Alegre teve 0,7ºC na zona Leste enquanto a área metropolitana baixou a -0,3ºC em Novo Hamburgo. Exceção de Porto Alegre e do Litoral, todas as regiões gaúchas registraram temperatura negativa nesta terça. Em Santa Catarina, mínima de -7,4ºC, em Bom Jardim da Serra. No Paraná fez -4ºC em Inácio Martins. O ar extremamente frio invadiu o Centro-Oeste com marcas negativas no Mato Grosso do Sul. Geou em Campo Grande com 3ºC. No Norte, o Acre teve 12ºC em Rio Branco. Esfriou até no Sul do estado do Amazonas com mínima de 13ºC na localidade de Boca do Acre, latitude de apenas 8º Sul.

 

(Meteorologista Estael Sias).

Fonte: Metsul

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos