Notícia

Curiosidades - 18/06/2017 - Ferreiro crissiumalense mostra como produzir facas artesanais


Adriano Becker de Souza virou especialista em cutelaria

O Guia Crissiumal em seus quase 10 anos no ar já mostrou a potencialidade de inúmeros crissiumalenses. Neste sábado fomo atrás de mais um talento local, que deixou a boleia de um caminhão para trabalhar em sua propriedade, abrindo uma ferraria e se especializando em cutelaria, a produção de facas artesanais.

Adriano Becker de Souza montou sua própria empresa, aonde faz montagens em ferro, inventa e adapta equipamentos e eletrodomésticos, além de inúmeras outras atividades, na Linha Mirim, a poucos metros do perímetro urbano de Crissiumal.

Na conversa, em vários momentos ele cita Ewald Johan Emil Ickert, fundador da Máquinas Agrícolas Ickert, considerado por muitos, um dos mais visionários comerciantes da história de Crissiumal, especialista em ferraria. Ickert faleceu aos 94 anos em 2015.

O assunto principal da nossa conversa foi à cutelaria, onde Adriano mostrou como se fabrica uma faca artesanal, que são produzidas a partir de discos de arados, molas de carros e caminhões, facões antigos, e outros matérias. Para os cabos são utilizados ossos, madeira e até mesmo viseiras de capacetes não mais utilizados.

Para trabalhar no metal, o cuteleiro tem dois tipos de equipamento, uma forja a gás, que criou a partir de uma centrifuga de roupas e uma forja a carvão, ambas derretem o ferro a mais de 1200ºC de temperatura.

Adriano fabrica facas de qualquer modelo solicitado, tem facas à pronta entrega novas e restaura facas e facões antigos, trabalhando com isso há 6 anos . Também faz a afiação de facas na lixa e desenvolve qualquer projeto em ferro ou outro metal que o cliente tiver ideia.

Assista no vídeo abaixo um pouco do trabalho do ferreiro / cuteleiro crissiumalense:

Como mostra o vídeo, na ferraria de Adriano tudo é feito com muita inspiração, aonde equipamentos simples como motores de máquinas de cortar grama, motores de máquinas de lavar roupa, entre outros, se adaptam a necessidade dele, substituindo em muitos casos máquinas caras, de mais de quatro mil reais.

Para falar com Adriano Becker de Souza você deverá entrar em contato no fone / watts (55)99970-3929.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos