Notícia

Geral - 18/05/2019 - Cerca de 1,5 KM da ERS 305 foi melhorado neste sábado e trabalho prosseguirá no domingo


Trabalho aconteceu durante praticamente todo o dia

Um grupo de moradores de Crissiumal, usuários da ERS 305, que liga a cidade a Horizontina, cansados com o descaso da estrada por parte do Governo do Estado iniciaram neste sábado (18) mais uma vez a recuperação por contra própria, da rodovia, que é uma das vergonhas da região.

Trabalho parecido foi realizado em novembro de 2017. No ano passado a estrada foi encascalhada, mas a má qualidade do trabalho acabou fazendo com que em poucos dias ela se deteriorasse por completo novamente.

O trabalho consistiu em despejar material na rodovia e espalhar com uma motoniveladora (patrola), acabando com os desníveis e buracos. Trabalharam no local, além da motoniveladora, dois carregadores, um caminhão e um trator.

O grupo de pessoas que trabalhou e acompanhou o trabalho foi pequeno, porém a ação rendeu e conseguiu recuperar cerca de 1,5KM da estrada, da saída da Avenida Palmeira das Missões até a entrada da localidade de Lajeado Teimoso, nas imediações do Bar da Preta.

Segundo Marilton Dutra, da coordenação do trabalho, a sequência neste sábado ficou prejudicada por um problema na patrola que fazia a distribuição do material e o nivelamento, com isso a manutenção da estrada será retomada às 7h30min deste domingo, com o objetivo de terminar os 3,6 Kms restantes até a localidade de Esquina Uruguai, que eram o principal objetivo, pela precariedade em que se encontravam.

Mais de 20 crissiumalenses doaram valores para a aquisição de óleo diesel. Diversas pessoas aprovaram a qualidade do trabalho executado pelo grupo. 

A Prefeitura de Crissiumal trabalha a algum tempo tentando a liberação por parte do DAER para trabalhar no trecho entre Crissiumal e Três Passos, Crissiumal e Horizontina, porém o trabalho está imperado em detalhes burocráticos.

Assista abaixo um pouco do trabalho deste sábado.

E abaixo as entrevistas do Guia Crissiumal no local:

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos