Notícia

Vera Academia - 18/05/2018 - Coluna Vera Academia do dia 18.05.2018


4 maneiras surpreendentes de se livrar do sedentarismo

Uma vida saudável está relacionada, dentre outros cuidados, ao movimentar do corpo. Isso é fundamental para manter o organismo funcionando bem e garantir uma boa saúde física, mental e espiritual. Pena que o sedentarismo é uma das maiores dificuldades que a vida moderna impõe a qualquer pessoa. As tarefas do dia a dia sugam tanto nossas energias que, muitas vezes, a única coisa que queremos é chegar em casa e sentar no sofá, passando horas na frente da televisão, do computador ou videogame. Ok, entende-se isso. O descanso é válido e merecido. O problema é quando a exceção se torna regra. E essa postura não deve dominar as ações diárias. Se você sente aquela preguiça de sair do sofá ou mesmo uma dificuldade em dar o primeiro passo para se exercitar, têm-se aqui 5 maneiras criativas e surpreendentes de espantar o sedentarismo:

1. Passeie com seu animal de estimação: Marque um horário na agenda para passear com seu animal de estimação pela vizinhança ou leve-o a um parque ou praça próximo de sua casa. Caso não tenha um bichinho, caminhe pelo seu bairro na companhia de outro amigo. Andar e conversar uma pessoa próxima a você faz bem para a saúde do corpo e da mente.

2. Brinque com seus filhos (ou primos, irmãos e amigos): Mesmo que você chegue cansado do trabalho, tente participar de alguma brincadeira com seus filhos. Você movimenta seu corpo e os incentiva a fazer o mesmo, que é muito importante. E ainda ganha um tempo precioso com quem realmente se importa contigo: sua família!

3. Continue a andar:  um carro facilita muita coisa. Mas por que tirá-lo da garagem para ir à padaria ou a qualquer lugar perto de sua casa ou serviço? Isso não é bom para você, para a cidade e muito menos para o planeta. Minha dica é de que comece a ir a pé em algumas distâncias curtas, inclusive para o trabalho, se for a alguns minutos de sua casa. Se a ideia não lhe agrada, sugerimos que vá de bicicleta.

5.  Não perca o ânimo: Em alguns dias, a vontade de ficar no sofá será maior do que o desejo de sair de casa e fazer alguma atividade física. Por isso, é necessário manter o ânimo lá em cima, renovando, todos os dias, sua força de vontade. 

Postado: Leila Ruver
Vídeos