Notícia

Texto de Opinião - 18/05/2017 - Somos dependentes - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Quando o ser humano nasce é totalmente dependente. Durante a vida dependemos uns dos outros. Diariamente precisamos da ajuda mútua. O ser humano é o mais carente dos viventes. Nascemos inseguros e  sem conhecimentos.

O ser mais inteligente, com mais capacidades, ao mesmo tempo é o que nasce mais carente e por ser um ser social é o que mais precisa dos outros. Precisamos de quem nos alimenta e de quem nos ensina a caminhar a falar a trabalhar. Nascemos de fato tábula rasa, isto é, sem conhecimento algum. Mesmo nascendo como se fosse o mais bobo, dentre os animais, no entanto é o ser inteligente que durante a vida toda pode adquirir conhecimentos e desenvolver a sua inteligência. 

A verdadeira dependência do ser humano é de Deus. Ninguém pode viver sem Ele, pois, d’Ele é a vida. Mesmo que alguém, com toda ignorância, dissesse que não precisa de Deus para viver, seria o mesmo que ignorar a fonte da vida. O ser humano criado por Deus chega a contrariar Deus, mas, Este lhe vem ao encontro para salvá-lo e reconduzí-lo ao bom caminho. O ser humano sozinho é incapaz, é incompetente. Certamente o mais ignorante é aquele que se acha tão autossuficiente que não precisa de Deus. Seria negar a própria natureza: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou.” (Gen 1,27ª) Há pessoas, que de fato, vivem como se não fossem de Deus, pelas suas atitudes não se mostram como imagem e semelhança de Deus. Há seres humanos que nem se parecem como animais, mais se parecem como bichos por que não respeitam nada e ninguém. Sermos dependentes uns dos outros faz parte da vida social. É bonita esta dependência quando se traduz em auxílio mútuo, em partilha e em fraternidade.

O que nos deve fazer depender dos outros não devem ser apenas nossas limitações próprias da natureza. É o amor que nos deve fazer sentir na dependência uns dos outros. O amor deve superar tudo. A nossa sorte é que dependemos de Deus. Jesus veio ao encontro de toda humanidade, veio nos resgatar, agora lhe pertencemos, somos sua pertença como nos diz São Pedro. Somos ovelhas do seu rebanho. É muito familiar os filhos dependerem dos pais, certamente é muito familiar quando os pais na idade avançada dependem dos filhos, quando estes dão toda condição para na sua idade avançada nada lhes faltar. Quem no início dependia dos pais, agora, retribua com carinho o que recebia quando ainda era frágil e inexperiente. Agora é a vez dos pais se sentirem dependentes, ou seja, muito amados. O que antes era dependência para os filhos, agora, é doação, retribuição com ternura todo amor que receberam. Assim o amor entre pais e filhos se completa.

Amigos e amigas! Vivamos sempre na maior dependência de Deus amando-O. Aos que antes dependíamos sintam, agora, a retribuição do amor. 

Ariquemes, 18/05/17 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos