Notícia

Saúde - 18/04/2019 - Crissiumal realiza ações dos Programas de Saúde na Escola e Programa Crescer Saudável


O cronograma criado fará com que toda semana um profissional de saúde visite e realize ações

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura está realizando ações com a proposta de promover a atenção em saúde e prevenção de diversas doenças e agravos com relação a saúde pública, junto às escolas de todo o município de Crissiumal. As ações estão sendo desenvolvidas, através do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Programa Crescer Saudável.

De acordo com a Secretária de Saúde, Suelen Cocco, as atividades destes dois Programas, que estão sendo realizadas em cooperação entre as duas Secretarias, são desenvolvidas por todos os profissionais de saúde, em todas as escolas da rede municipal e estadual do município. As ações envolvem temas, como: higiene corporal, saúde bucal, alimentação saudável, avaliação visual, sexualidade, bullying, combate ao mosquito aedes aegypti, dentre outros temas, dos quais as escolas solicitam que sejam abordados e a Secretaria de Educação avalia como assuntos relevantes a ser trabalhados.

O cronograma criado pela Secretaria de Saúde fará com que toda semana um profissional de saúde visite e realize ações a um educandário. Ainda, segundo Suelen é importante que os pais e familiares tenham conhecimento de que profissionais da Secretaria de Saúde estão frequentando as escolas para trabalhar algumas temáticas, destacando o cuidado e a preocupação da Administração Municipal, com a saúde de todos os crissiumalenses. “É muito gratificante poder realizar o trabalho de prevenção, principalmente, com crianças e adolescentes; os quais podemos mudar alguns hábitos de vida e evitar doenças futuras. Esse envolvimento entre escola e saúde, vem para firmar o objetivo das Estratégias de Saúde da Família e promover mais qualidade de vida a população”, destaca Suelen. O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O Programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações articuladas, a serem implementadas na Rede de Atenção à Saúde do SUS, para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. Essas ações abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da obesidade, incentivo à prática corporal e de atividade física e por ações voltadas à mudança de comportamento.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos