Notícia

Agricultura - 18/03/2018 - Miraguaí e São Pedro do Butiá querem levar a Saci Agroindustrial de Crissiumal


Municípios tem mostrado interesse e inclusive realizaram visitas a empresa

A Saci Agroindustrial de Crissiumal ao longo dos anos se tornou referência em produtos de qualidade e bom atendimento. Trabalhando a mais de 18 anos em Crissiumal a empresa também leva o nome do município, com participações em feiras e eventos e tendo se tornado a maior vencedora no concurso do melhor Salame Italiano do estado, que é realizado na Expointer.

Seu brilho acabou despertando o interesse de outros municípios.

Na última semana lideranças do município de Miraguaí estiveram em Crissiumal formalizando seu interesse na empresa. O vice-prefeito João Carlos Venzo, o secretário de planejamento Everton Lorenzoni e o Médico Veterinário Jair Rodrigues de Oliveira vieram a Crissiumal visitar a Agroindústria, para tentar uma negociação da instalação da empresa no município deles, sendo que Miraguaí está em constante busca de Indústrias e Agroindústrias para fortalecer o município.

Na oferta um grande diferencial foi oferecido a Saci, que é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA, oferecendo um leque maior de oportunidades onde a empresa poderá vender seus produtos em todo o país. O município de Miraguaí possui o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA, desde 17 de junho de 2014.

O vice-prefeito e o secretário de planejamento falaram da dificuldade que Miraguaí enfrenta por não ter uma área industrial, o que dificulta a vinda de indústrias que necessitam de uma área maior. Mas como no caso da SACI, que necessita de uma área menor, eles possuem estruturas para a instalação.

Antes disso já estiveram visitando a SACI, lideranças do município de São Pedro do Butiá, o prefeito Martinho Berwanger, os secretários de planejamento e de obras, e o Técnico da EMATER, com o mesmo objetivo de conseguir levar a empresa crissiumalense. 

O empresário João Carlos Moerschberger falou ao Guia Crissiumal: “Nós ficamos surpresos com o convite, e felizes ao mesmo tempo, por ter o nosso trabalho reconhecido, que talvez seja o ponto mais importante e saber que a gente está fazendo bonito e no caminho certo. Cada município veio com suas propostas e o que os identifica é a inclusão no SISBI, e estão conseguindo levar indústrias e abatedouro para aos mesmos. Observando as caravanas vi o quanto essas pessoas acreditam no seu lugar, querem ver a sua comunidade crescer, gerar empregos e renda para a população. A competência dos profissionais comprometidos com a causa, assumindo de fato seu lugar nesses projetos. Dá gosto de ver orgulho do seu lugar pela status de ter o SISBI. Miraguaí conta hoje com uma empresa com 800 empresas e São Pedro do Butiá, vem de novembro para cá com um abatedouro (capacidade de 150 suínos dia e 150 bovinos dia), gerando 20 empregos iniciais. Está sendo muito tentador e passado a fase do oba-oba, estamos avaliando as propostas. Saber que temos novamente a oportunidade de vender os produtos no país a fora, faz com que a gente coloca na balança..., e pesa muito. Iremos retornar a esses municípios a uma visita mais técnica e olhar as possíveis estruturas e decidir se a SACI se limita a duas estruturas com SIM ou caminhe para um projeto mais ambicioso. Ás vezes fico pensando se Crissiumal tivesse dado certo com o SISBI em 2008 para cá, o quanto nós já poderíamos ter crescido”.

A Saci também foi premiada no início de março com o prêmio “Destaque Agro 2018”, o Oscar do Agronegócio, em mais uma participação, na 19ª edição da Expodireto, da Cotrijal, em Não Me Toque.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos