Notícia

Agricultura - 17/08/2018 - Técnicos da EMATER tiveram treinamento sobre criação de abelhas sem ferrão em Crissiumal


Evento aconteceu nessa sexta. Assista entrevista com o criador Mario Kerber

 

Técnicos da EMATER de toda a região estiveram em Crissiumal nessa sexta-feira (17) para participar de um treinamento sobre apicultura, ou na verdade meliponicultura, a criação de abelhas sem ferrão.

O encontro reuniu técnicos das cidades de Crissiumal, Tenente Portela, Esperança do Sul, Barra do Guarita, Três Passos, Sede Nova, Chiapetta, Inhacorá, Bom Progresso, Panambi, Ijuí, Condor e Catuípe.

As capacitações em diversos assuntos são realizadas constantemente pela EMATER.

Em Crissiumal, durante a manhã os técnicos visitaram os locais de criação de abelhas do criador Mário Kerber, especialista em meliponicultura há mais de 30 anos, e que herdou de seu avô e de seu pai o gosto pela atividade.

Durante a tarde, no escritório local da EMATER Mário Kerber esclareceu dúvidas e palestrou aos técnicos.

Mario Kerber é um conhecido empreendedor e empresário crissiumalense, que não produz mel, apenas cria abelhas sem ferrão vendendo as colmeias inteiras, de 22 espécies para todo o sul do Brasil. Destas 22 espécies, 15 são comuns na nossa região, as outras são exóticas, até mesmo do Norte / Nordeste Brasileiro. O criador relatou ao Guia Crissiumal que receberá até o final do ano abelhas oriundas da Amazônia e do Pantanal Mato-Grossense.

Assista abaixo um bate-papo de mais de 14 minutos da reportagem do Guia Crissiumal com Mário Kerber. Na conversa ele fala do encontro com os técnicos da EMATER, do gosto pela atividade e dá dicas para quem tiver interesse em ser um criador. Vale a pena:

Mais fotos no link abaixo:http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Capacitacao-Emater-sobre-Meliponicultura-em-Crissiumal

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos