Notícia

Educação - 17/04/2018 - Orquestra Jovem, umas das principais atividades musicais do CFJL


Atualmente, a atividade que conta com a participação de 40 alunos integrantes

O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann oferece a seus estudantes diversas opções de oficinas e atividade extras, entre elas estão atividades musicais, como: Canto Coral, Fanfarra, Banda Marcial, práticas de Orquestra e diversos cursos de instrumentos musicais. Atualmente, a atividade que conta com maior participação dos alunos é a Orquestra Jovem, com 40 integrantes, desde a 5ª série do Ensino Fundamental, Ensino Médio e acadêmicos da Faculdade Horizontina.

A história da Orquestra iniciou em 2009, quando o CFJL recebeu verbas para aquisição de novos instrumentos musicais, a partir do envio de um projeto para um instituto alemão, com o objetivo de formar uma Orquestra Jovem. No dia 30 de junho de 2010 foi lançada oficialmente, por meio do projeto “Orquestrando Talentos”, com sua primeira apresentação pública.

A Orquestra Jovem CFJL/FAHOR é regida pelo professor Cleverton Rudinei Stroher, que é licenciado em Música pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria e possui Pós-graduação em Educação Musical pela Faculdade São Fidelis. Cleverton promove ensaios semanais de 2h, com o grupo reunido e também, cada família de instrumento participa de ensaios individualizados.

Ao falar sobre educação musical, Cleverton destaca que o objetivo desta atividade vai além do desenvolvimento de práticas em algum instrumento, o aprimoramento da percepção musical e o domínio da notação musical - partituras. “Por meio deste aprendizado, percebe-se que os alunos que frequentam as oficinas, inevitavelmente, desenvolvem maior sensibilidade, responsabilidade e disciplina; despertam interesse em outras áreas das artes, se comunicam melhor, desenvolvem capacidades de liderança e são muito participativos em diversas atividades da escola, da faculdade e comunidade” relata o professor.

Postado: Leila Ruver
Vídeos