Notícia

Vera Academia - 17/02/2017 - Coluna Vera Academia dia 17022017


Os exercícios mais indicados para quem tem fibromialgia e está acima do peso

 

Você sabe o que é fibromialgia? Trata-se de uma síndrome que provoca dores no corpo todo: cabeça, pescoço, costas, mãos e pés, por exemplo. Outros sinais são sono não repousante, cansaço, dificuldade de memorização e concentração, alteração de humor e até depressão. Esse distúrbio atinge muito mais a ala feminina: de cada dez pessoas com esse problema, nove são mulheres.

 

Como tratar essa doença? O tratamento inclui remédios, que ajudam a reduzir a sensibilidade à dor, psicoterapia, acupuntura e exercícios físicos. 

 

Pessoas sedentárias devem iniciar a prática de exercícios físicos leves que não causem dores. É recomendável, por exemplo, começar com uma caminhada de 20 minutos, duas ou três vezes por semana, em dias alternados, na primeira quinzena do treino. Caminhar libera a endorfina, hormônio que produz a sensação de relaxamento e bem estar.

 

Exercícios realizados em água aquecida, como a hidroterapia e a hidroginástica, também trazem benefícios físicos, além do relaxamento muscular. E não se deve esquecer de incluir o alongamento na rotina diária. Ele ajuda na mobilidade e flexibilidade do corpo. Também contribui para a prevenção de dores.

 

Pode fazer musculação? Sim, desde que supervisionado por um educador físico. O treino deve ser individualizado e respeitar os limites físicos de cada um. Esses exercícios aumentam força e massa muscular, melhoram o desempenho motor e, combinados com os aeróbios, geram uma mudança na composição corporal: aumentam massa magra e diminuem o percentual de gordura, contribuindo para o emagrecimento.

 

Mas atenção: no inicio de qualquer uma dessas atividades, podem surgir dores, já que o corpo não está acostumado a praticar exercícios. Ela será o limite para o desenvolvimento do treino. É importante observar! Aos poucos, o organismo se adaptará à nova rotina e, com isso, será possível aumentar a frequência e a carga dos exercícios. Os resultados positivos poderão ser vistos a partir da oitava ou décima semana.

 

Vale lembrar que quem sofre de fibromialgia deve sempre fazer o tratamento com acompanhamento multidisciplinar de especialistas como médico reumatologista, nutricionista, psicólogo e educador físico. O resultado positivo será muito mais eficiente.

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos