Notícia

Saúde - 17/02/2017 - Agentes Comunitários de Saúde receberam mochilas e outros materiais de trabalho


Entrega aconteceu nesta sexta-feira

Na tarde desta sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2017, tiveram uma reunião com a responsável pela Secretaria de Saúde de Crissiumal, Suelen Cocco, tratando de assuntos de interesse coletivo, realizando planejamento de algumas ações que serão executadas ao longo do ano, bem como sendo entregues aos mesmos as mochilas identificadas para facilitar no atendimento à população.

 

 

ENTENDA O TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

 

O agente comunitário de saúde (ACS) é o profissional que desenvolve ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à Unidade Básica de Saúde. O elo entre o ACS e a população adscrita é potencializado pelo fato do ACS morar na comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas.

 

O ACS utiliza instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural das famílias adstritas em sua base geográfica definida, a micro área. Estes instrumentos são o cadastro atualizado de todas as pessoas de sua micro área e o registro para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde.

 

A partir daí ele é capaz de orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e de traduzir para as Unidades Básicas de Saúde a dinâmica social da população assistida, suas necessidades, potencialidades e limites, bem como identificar parceiros e recursos existentes que possam ser potencializados pelas equipes.

 

O ACS desempenha um papel chave na Estratégia de Saúde da Família, estando presente tanto em comunidades rurais e como urbanas.

 

 

A partir da próxima segunda feira o trabalho dos agentes comunitários de saúde da área rural será focado no monitoramento de vacinação da Febre Amarela, que traremos em breve mais informações.

 

Fonte / Foto: SMS

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos