Notícia

Geral - 17/01/2020 - Deputados apontam pontos críticos e Leite definirá na próxima semana projetos de pacote


Convocação extraordinária na Assembleia Legislativa pode ocorrer entre os dias 27 e 31 de janeiro

Somente na próxima semana o Palácio Piratini baterá o martelo em relação aos projetos do pacote de reforma que serão votados durante a convocação extraordinária, prevista para ocorrer entre os dias 27 e 31 de janeiro. Após duas semanas de reuniões, o governador Eduardo Leite recebeu, no final da tarde desta quinta-feira, líderes da base aliada para tratar das propostas. A intenção do Executivo era concluir o mapeamento de votos no Parlamento para definir a ordem dos textos apreciados em plenário ainda nesta sexta-feira. A falta de apoio para validar os textos do magistério e da previdência dos militares, porém, levou o governo estadual a postergar a definição. 

As indicações foram repassadas pelo líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), que mediou as reuniões na Assembleia, ao governador. Sobre o magistério há pendências relacionadas ao início da aplicação das parcelas autônomas. No caso da previdência dos militares, a possibilidade de se ampliar a alíquota com relação à legislação federal é o grande impasse, como apontado por bancadas, como a do MDB. 

Para aparar as últimas arestas, Leite garantiu que a equipe técnica analisará cada uma das sugestões a fim de avaliar o que poderá ser ajustado. O governo dará um retorno até a próxima terça-feira, quando será realizado um novo encontro da base. Depois, o termômetro político será verificado para que o Executivo defina a pauta de votações. Sendo assim, a previsão é de que a convocação extraordinária seja feita na quarta-feira.

Em relação aos encontros, Antunes reforçou a presença dos parlamentares, levando em consideração esse ser um período de recesso. “Nas discussões, recebemos sugestões e esclarecemos dúvidas, com auxílio da equipe técnica do governo. Tivemos a participação de 22 parlamentares e de mais de 70 assessores e coordenadores de bancadas”, afirmou.

Fonte: Correio do Povo

Postado: Leila Ruver
Vídeos