Notícia

Agricultura - 17/01/2019 - Negociação do preço do fumo é suspensa sem avanços


Debate durou dois dias

Segunda rodada de negociações do preço pago ao produtor de fumo aconteceu nos dias 16 e 17 de Janeiro, na sede da FETAG-RS. FETAG-RS, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), as Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) e as Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) recederam as empresas fumageiras para discussão.

Depois de dois dias de intensos debates, a Comissão de Representação dos Produtores de Fumo decidiu interromper as negociações pelas propostas acanhadas das empresas fumageiras.

Carlos Joel da Silva – Presidente da FETAG-RS afirma que “é vergonhoso o debate que tivemos nestes dois dias. As empresas não estão pensando no produtor, que é o mantenedor da indústria. Elas não apresentam propostas que chegam no custo de produção do agricultor. Além das empresas oferecerem propostas abaixo do custo de produção, propuseram aumentos diferenciados por classe. Inclusive uma empresa apresentou baixa nos preços de algumas classes em relação à safra passada. As entidades não podem aceitar esse descaso.”

As entidades decidiram que apenas voltarão a discutir preços com as empresas se estas apresentarem propostas que realmente beneficiem o produtor. Ainda, alertam os produtores para que pressionem as empresas em relação às suas produções.

 

Fonte / Foto: FETAG

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos