Notícia

Saúde - 17/01/2019 - Maternidade do Hospital de Caridade de Crissiumal registrou 11 nascimentos desde o início do mês


Oito nascimentos foram registrados nos últimos dias

Apesar das dificuldades de manutenção em virtude do atraso de recursos do Governo do Estado e da falta de dinheiro o Hospital de Caridade de Crissiumal tem um número a comemorar nos últimos dias.

Nos últimos dias oito nascimentos foram registrados no setor de obstetrícia do HCC, sendo que desde o início do mês esse número chega a onze.

Esse setor inclusive foi todo equipado nos últimos dias com campanhas idealizadas pela Dra. Alexandra Bastos, com colaboração de toda a comunidade. Mesmo assim faltam recursos, que a direção do HCC tem buscado de todas as formas.

Antes, muitas mães crissiumalenses buscavam outros hospitais da região para terem seus filhos.

O Guia Crissiumal ouviu no final da tarde dessa quinta-feira (17) a médica Dra. Alexandra, que nos falou sobre o assunto.

Segundo ela dos onze partos realizados, cinco foram cesáreas e o restante partos normais. “Porque manter a obstetrícia em Crissiumal é importante? Porque tem pessoas que chegam ao hospital com dilatação completa e mal da tempo dos médicos chegarem ao hospital, imagina se uma paciente dessas tiver que ser transferida de ambulância? Corre o risco do bebê nascer na estrada, corre o risco do bebê nascer mal. Por exemplo, um desses nascimentos teve um bebê que precisou de ajuda respiratória de minha parte, teve outro bebê que necessitou oxigênio. Hoje temos um berçário semi intensivo de dois leitos, o que nenhum hospital da região tem, com os equipamentos adquiridos com o dinheiro do brechó, que não foi suficiente. Temos aqui em nossa pediatria equipamentos que não tem nem em UTI Neonatal de hospitais da região. O hospital tem tido partos humanizados, que não tinha até então. Duas gestantes nesse mês chegaram com dilatação completa, se não houvesse a obstetrícia aqui, esses bebês teriam nascido na ambulância e teriam ido a óbito certamente. Hoje somos quase que uma referência e não podemos perder isso depois de tudo o que foi feito. Inclusive a equipe de enfermagem está tendo capacitações com a Dra. Rosa Maria Nery e Dra. Alexandra Bastos. Estamos com excelência em atendimento”, destacou a médica ao Guia Crissiumal.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos