Notícia

Geral - 17/01/2019 - Energia Solar Fotovoltaica foi tema de palestra em Crissiumal


Palestrante foi o capitão do exército brasileiro Airton Schneider

Durante a tarde dessa quinta-feira, dia 17 de janeiro de 2019, aconteceu na Câmara de Vereadores de Crissiumal uma palestra voltada a energia solar fotovoltaica.

A palestra foi ministrada pelo capitão do exército brasileiro, da reserva, o crissiumalense Airton Luiz Schneider, grande conhecedor do assunto, em uma promoção da Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e ATAC.

O público presente foi composto por comerciantes, entidades bancárias, pessoas ligadas à area, agricultores, servidores da EMATER, entre outros.

A abertura da palestra foi realizada pelo técnico da EMATER, o ex-prefeito Sérgio Drumm.

Em seguida Airton Luiz Schneider falou dos benefícios da Energia Solar Fotovoltaica, explicando como reduzir a sua conta de energia elétrica e contribuir com o meio ambiente. 

A energia solar é a fonte de eletricidade cujo uso mais cresce no Brasil. Não só por ser limpa e atrativa para investimentos, mas também, por permitir que cada consumidor produza sua própria energia e chegue a reduzir seus custos em até 90%.

Segundo o palestrante a energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida através de conversão direta da luz do sol em eletricidade através de um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico. “O primeiro grande desafio do setor de energia solar é romper com a falta de conhecimento em relação a tecnologia e seus benefícios”, destacou o palestrante.

As principais vantagens da energia solar fotovoltaica são a economia na conta de luz, pouca manutenção de um sistema confiável, produção de energia limpa, compromisso do Brasil em ampliar sua matriz energética, pode ser instalada em qualquer lugar, sistema silencioso, fonte inesgotável, não necessita de linhas de transmissão e pode ser ampliado quando necessário.

Em Crissiumal algumas residências e estabelecimentos comerciais já possuem energia solar fotovoltaica, sendo bastante aprovada pelos usuários.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos