Notícia

Vera Academia - 16/12/2016 - Coluna Vera Academia dia 16122016


Atividades físicas x Festas de fim de ano

 

Final de ano chegando e o ritmo vai diminuindo. São as tão esperadas férias escolares e em muitas empresas as férias coletivas também acontecem nesta época. Além de ser um período em que planejamos muitas viagens, esta época é propicia para muita festança. São as festas de formatura, as confraternizações de empresas, escolas, clubes, etc. Isso sem considerar, é claro, do Natal e do Ano Novo, que sempre são muitos festejados nas famílias brasileiras. 

 

E quem perde com isso? A atividade física é claro! Normalmente deixados de lado nesta época do ano, os exercícios acabam fazendo falta em muitos aspectos. Em alguns casos, a falta de continuidade atrapalha até mesmo aqueles que deixam a programação da semana inteira para realizar em um ou dois dias, sobrecarregando o corpo, que a esta altura sofre o processo de despreparação.

 

Descansar e comer bem não significa deixar de lado o corpo. É praticamente impossível, nesta época do ano, não abusar um pouco, comendo e bebendo em algumas festinhas a mais, porém é muito importante diagnosticar exageros muito excessivos. Cuidado com o abuso em bebidas alcoólicas, excesso de gorduras, carboidratos e doces. Muito cuidado na realização de exercícios após estes excessos também, pois em alguns casos, o peso na consciência acaba ajudando as pessoas a sobrecarregarem demais o gasto energético, aumentando por conta própria a intensidade ou duração do treino, tudo isso devido a alguns exageros nas festinhas.

 

Quem pensa que não vale a pena fazer atividade física no fim do ano está muito enganado. No caso da prática de exercícios somente nesta época, vale a máxima de que fazer um pouco é melhor que nada. Desde que respeitados os limites do corpo e da saúde, toda movimentação é válida para amenizar os efeitos do sedentarismo. O problema é se a pessoa não faz nada durante o ano e, nas férias, joga suas partidas de futebol. O organismo não está apto a isso.

 

Então, aqueles que não praticaram exercícios durante meses decidem aproveitar a tranquilidade das férias e o clima favorável do verão para fazer alguma atividade física. Uma dica é aproveitar a empolgação de fim de ano para melhorar sua qualidade de vida e para tomar gosto pelos exercícios. Durante o ano todo, as pessoas vivem na correria do dia-a-dia e muitas vezes não se dão conta do quanto estão sedentárias. Com a proximidade do verão, passam a se preocupar com a saúde e, principalmente, com o corpo. Afinal, é nesta época que frequentamos as praias e utilizamos roupas mais curtas e leves.

 

Fica a dica: praticar atividades físicas regularmente, até mesmo durante as férias, é possível. Basta um planejamento ideal e muito empenho. Cuidado com excessos com bebidas alcoólicas e comidas. Cuide da sua saúde: dessa tarefa não podemos tirar férias nunca. Saúde em primeiro lugar.

Postado: Leila Ruver
Vídeos