Notícia

Ageleite - 16/12/2011 - Momento Leite 066


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.66 - Momento Leite:
- Aquisição de leite aumenta 2,2% em relação a 2010 segundo dados do IBGE
- Comissão aprova veto a leite importado em programas sociais
- Cai o mercado informal de lácteos
- Preço do leite pago ao produtor cai no Sul do país

Aquisição de leite aumenta 2,2% em relação a 2010 segundo dados do IBGE - No 3º trimestre de 2011 foram adquiridos 5,307 bilhões de litros de leite cru, um aumento de 2,2% sobre o mesmo trimestre de 2010 e de 4,8% sobre o 2º trimestre de 2011, segundo a pesquisa trimestral de abates de  animais divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região Sudeste detinha 40,1% da aquisição do produto, seguida da Sul, com 36,9%, e da Centro-Oeste, 12,2%. Minas Gerais era o estado com as maiores compras de leite cru destinadas à industrialização (25,1%), seguido de Rio Grande do Sul, com 16,4%, e São Paulo, com 12,3%. No comparativo do 3o trimestre de 2011 com o correlato de 2010, observaram-se aumentos de aquisição de 4,2% no Sul e de 2,3% no Nordeste, as maiores variações positivas. O Sudeste teve aumento de 1,9% na captação de leite, registrando quedas no Espírito Santo (-10,6%), Rio de Janeiro (-7,4%) e Minas Gerais (-1,7%). São Paulo foi o único estado desta região a apresentar crescimento (13,4%). A maior queda aconteceu no Norte do país (- 5,0%). Na comparação mensal entre o 3o trimestre de 2011 e o 3o trimestre de  2010, a aquisição foi estável em julho (-0,9%),retomando o crescimento em agosto (1,7%) e continuando a crescer em setembro (5,9%). No acumulado do ano até o 3º trimestre já havia o registro da captação de 15,857 bilhões de litros de leite ou aumento de 3,2% sobre o comparativo 2010. Quanto ao leite industrializado, houve o registro de 5,282 bilhões de litros no 3o trimestre de 2011 ou aumentos respectivos de 2,1% e de 4,9% com relação ao 3o trimestre de 2010 e sobre o 2o trimestre de 2011. (Milknet)

Comissão aprova veto a leite importado em programas sociais - O projeto de lei que proíbe a aquisição de leite importado para ser usado em programas sociais do governo ou licitações públicas foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Agricultura, da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, dia 14. Agora, o texto segue para a comissão de Finanças e Tributação e, posteriormente, para Constituição e Justiça, onde tramitará em caráter conclusivo. Com a aprovação do projeto de lei, a oferta de leite nacional nos programas sociais terá um incremento de até 4% da atual produção, o equivalente a 1 bilhão de litros. De acordo com o deputado federal Alceu Moreira, autor do projeto, a aprovação será uma vitória para os produtores nacionais que sofrem com a entrada de leite importado.  (Milknet)

Cai o mercado informal de lácteos - O volume de leite comercializado informalmente no Brasil vem caindo anualmente, e deve atingir o menor patamar em 2011, com apenas 8.1 bilhões de litros. Ao todo, estima-se que devem ser produzidos 30.7 bilhões de litros de leite em 2011, deixando a porcentagem do produto informal em seu menor patamar histórico, de 23%, abaixo dos 36% registrados em 2009. A perspectiva do Presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, é que esta porcentagem continue caindo anualmente no País, principalmente pelo maior poder de consumo da Classe C. “É notória a melhor qualidade do leite processado e quem tem condições de escolher, acaba selecionando o produto de melhor qualidade”, analisa. (Milknet)

Preço do leite pago ao produtor cai no Sul do país - Queda na produção, causada pela estiagem prolongada e pela retirada de animais das pastagens de inverno, não colaborou para manter os preços estáveis. No Rio Grande do Sul, a estiagem prolongada e a retirada de animais das pastagens de inverno repercutiram em queda da produção de leite em outubro e também em novembro. Apesar disso, o preço do leite ao produtor caiu 0,7% no pagamento de novembro, referente ao leite entregue em outubro. A pressão vem do aumento da oferta no Sudeste e Centro-Oeste, além dos recuos verificados no atacado e varejo de produtos lácteos. (Milknet)
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos