Notícia

Política - 16/10/2017 - Indicações dos Vereadores de Crissiumal na Sessão do dia 16 de outubro de 2017


Leia na íntegra

Os vereadores de Crissiumal estiveram reunidos para a segunda Sessão Ordinária do mês de outubro na noite desta segunda-feira, dia 16 de outubro.

Diversas indicações foram apresentadas. Leia abaixo:

 

O Vereador CELSO WACHTER solicita ao Executivo Municipal:

Que seja realizado urgentemente o patrolamento da estrada municipal entre as localidades de Esquina Butiá e Lajeado Guabirova, uma vez que a mesma está em precárias condições de trafegabilidade, trazendo prejuízo aos seus usuários. 

Que a Secretaria de Indústria e Comércio promova em parceria com o SEBRAE ou qualquer outra entidade, curso de costura industrial, a ser disponibilizado gratuitamente para uma maior qualificação desta específica mão-de-obra tão requisitada nas maiores empregadoras do Município, e que também será de grande importância aos diversos pequenos ateliers de costura de vestuário estabelecidos em nossa cidade.

 

A Vereadora MARIA ELISIA SCHMITT TORMES solicita ao Executivo Municipal:

Que direcione os trabalhos do Parque de Obras para uma operação tapa-buracos nas estradas municipais, a fim de corrigir os danos causados pelo excesso das recentes chuvas, bem como determine que aquela Secretaria Municipal realize trabalho permanente na manutenção do estradãozinho que vai da Esquina Uruguai às Três Ilhas e na estrada municipal do Lajeado Teimoso até a Vila Planalto, já que ambas as estradas tem grande circulação de veículos e são importantes vias de escoamento da produção agropecuária

Que sejam construídos abrigos para os alunos que utilizam o transporte escolar na área urbana, já que recentemente foram fixados pontos certos para o embarque e desembarque de estudantes, regionalizando-os, o que facilitará a administração do transporte escolar e possibilitará o investimento pela Administração Pública nessas paradas, para que todos os estudantes fiquem protegidos das intempéries por ocasião da espera do transporte escolar. Observa-se que dentre os pontos estabelecidos e que necessitam da construção do referido abrigo, temos um no bairro Mirim, um na avenida Palmeira das Missões na esquina que dá acesso à Cabeceira do São Vicente, outro no bairro Paraíso, no bairro Vila Nova, bairro União, na saída para Humaitá, e em outros locais que o Conselho Municipal de Educação ou a Secretaria Municipal de Educação entender necessário.

Para que seja recuperado o pontilhão na estrada municipal da localidade de Lajeado Teimoso, na taipa de pedras, pois visivelmente se vê a sua precariedade, inclusive apresentando buracos em sua estrutura o que pode gerar risco de acidentes aos usuários.

Que sejam instalados bueiros, um na estrada geral em frente a Escola Cairú de Lajeado Sussuaiá; outro em frente a residência de Erica da Rosa também na localidade de Lajeado Sussuaiá, e; outro, em frente a propriedade de Jair da Silva, próximo à localidade de Vila Planalto.

Reitera para que seja enviada equipe para o desentupimento do bueiro na localidade de Lajeado Joaquina, nas proximidades da propriedade de Iraci dos Santos.

Que se faça um estudo da possibilidade do Município auxiliar na construção de um salão comunitário na localidade de Esquina Navegantes, já que esta é uma das poucas comunidades no interior que não dispõe de um local apropriado para reuniões e eventos.

Que seja providenciada a aquisição de equipamentos de ginástica, tipo academia ao ar livre, e a instalação nas localidades de Vila Bender, Esquina Gaúcha, Vila Planalto, Esquina Uruguai, São Sebastião, Alto Crissiumal, Vista Nova e Linha Brasil, beneficiando também as comunidades do interior do Município que não têm o mesmo acesso à prática esportiva e de ginástica como a população da cidade.

Que seja providenciada a aquisição e instalação de equipamentos de ginástica, tipo academia ao ar livre, e de brinquedos para a instalação nas praças dos bairros União, Industrial e Praça do Borges, em frente ao Posto de Saúde, já estes locais são frequentados por grande número de crianças, dando condições dignas para a sua atividade de lazer.

Para que o Município auxilie a comunidade da localidade de Esquina Gaúcha na construção de uma pequena área coberta com banheiro na entrada do cemitério comunitário, já que no local não há qualquer proteção de intempéries e o banheiro trará melhores condições aos frequentadores.

Que seja aumentado o número de odontólogos nos ESFs em virtude da grande demanda que se apresenta.

 

O Vereador ELIZERIO ESPANHOL solicita ao Executivo Municipal:

Que seja realizada a pavimentação da estrada que liga a avenida Palmeira das Missões até a Indústria de Móveis Piratini e a Área Industrial, passando pelo Bairro Mirim, já que a via é muito utilizada por pedestres e condutores, já que este trecho é utilizado por muitas pessoas que trabalham naquela indústria de móveis e também na fábrica Malú e enfrentam a cada dia as dificuldades impostas pela poeira, em dias de sol, e pelo barro em dias de chuva.

Que seja criado um fundo municipal para ser utilizado pela Defesa Civil local para atender as necessidades emergenciais em decorrência de temporais ou enchentes, com o que se possibilitaria um mais rápido e efetivo atendimento às pessoas atingidas por ocasião dessas calamidades, já que atualmente a demora é bastante no atendimento das pessoas atingidas, que normalmente são pessoas de baixa renda, muito mais vulneráveis.

Que sejam tomadas providências para uma maior agilização na construção da creche do Bairro Paraíso, que visivelmente está paralisada, cuja demora causa prejuízos às pessoas que necessitam de vagas para suas crianças, o que é testemunhado por este Vereador que tem sido procurado por diversos pais que se queixam da inexistência de vagas para a colocação de seus filhos, o que prejudica não só a criança, que muitas vezes não fica em local adequado, ou impede até o exercício de um atividade profissional pelos pais, já que necessitam ficar cuidado dos filhos em casa, situação que pode facilmente ser sanada com a inauguração da creche do Bairro Paraíso.

Que seja tomada providência no sentido de realizar a manutenção do pórtico da cidade, na ERS207, com a limpeza do local, a pintura da estrutura, a substituição das lâmpadas queimadas e das bandeiras, podendo, também, para um maior embelezamento, ser realizado um mais bonito ajardinamento, melhorando sensivelmente a impressão aos visitantes que chegam em nossa cidade.

Que seja realizado o patrolamento da estrada municipal na localidade de Lajeado Salgadinho e das estradas municipais que ligam a localidade de Lajeado Crissiumal à Linha Principal, com início antes e de poias da ponte do campo do Cruzeiro.

Que os Poderes Legislativo e Executivo, realizem um dia por mês, pelo menos, a interiorização dos seus trabalhos, com a realização de Sessão Legislativa Ordinária pela Câmara de Vereadores e o atendimento ao público das Secretarias Municipais, diretamente em uma localidade ou bairro de nosso Município, permitindo uma participação efetiva das nossas comunidades no desempenho das atividades da Administração Pública, inclusive com a disponibilização das máquinas da Secretaria Municipal de Obras para o atendimento da população local, principalmente melhorias nas entradas e estradas dos agricultores.

Que seja realizada a pavimentação da estrada que liga a avenida Palmeira das Missões até a Indústria de Móveis Piratini e a Área Industrial, passando pelo Bairro Mirim, já que a via é muito utilizada por pedestres e condutores, já que este trecho é utilizado por muitas pessoas que trabalham naquela indústria de móveis e também na fábrica Malú e enfrentam a cada dia as dificuldades impostas pela poeira, em dias de sol, e pelo barro em dias de chuva.

 

O Vereador JEFERSON ARNDT DE CARVALHO, solicita ao Executivo Municipal:

Que seja estudada a possibilidade de se instalar nas bocas de lobo da cidade uma “tampa inteligente”, que fique fechada impedindo a saída do mau cheiro, mas que, por ocasião das chuvas e da necessidade de escoamento das águas dela resultantes, com a própria força dessa água ela se abra e cumpra com a finalidade de coleta e escoamento. Para tanto, desde já sugere que seja instalada uma tampa lateral basculante, sem qualquer trava, que fique fechada e automaticamente se abara pela força da água. Assim, já que não há uma solução em vista para acabar com o mau cheiro nas bocas de lobo, ao menos economicamente viável, principalmente do centro, essa solução ora sugerida poderá eliminar esse cheiro insuportável, que invade os comércios, constrange os comerciantes e traz um mal estar generalizado.

 

Os Vereadores PAULO MOACIR HASS, MARIA ELISIA SCHMITT TORMES e JEFERSON ARNDT DE CARVALHO, fazem conjuntamente a presente indicação:

Em reiteração a diversos pedidos semelhantes anteriormente apresentados, inclusive verbais, e diante das intermináveis reclamações de usuários, solicitam que o Poder Executivo Municipal dê maior importância e agilidade no pedido junto ao Governo do Estado, mais precisamente junto ao DAER, de providências em relação à RS305, pois a mesma está caótica, quase intrafegável, e está causando enormes prejuízos aos usuários, principalmente em relação ao escoamento da produção agropecuária. Aliás, se não houver resposta ao pedido de celebração de convênio para o Município assumir a manutenção dessa rodovia em troca da doação do imóvel e da estrutura de máquinas do DAER nesta cidade, ao menos que o DAER providencie a imediata manutenção da mesma com patrolamento e encascalhamento, ou, se também para isso não tiver condições e vontade, que permita que o Município realize essa manutenção em troca do empréstimo de máquinas e o fornecimento do combustível necessário. O fato é que a população de Crissiumal é a que mais sofre e acumula prejuízos em relação à precariedade da RS305, e a necessidade de manutenção da mesma é urgente, embora a luta já exista há décadas.

 

O Vereador RENATO KLAFKE SALING, faz a presente indicação:

Para que o Poder Executivo Municipal cumpra com urgência com o disposto no §1º do art. 8º, da Lei Orgânica Municipal, no sentido de colocar em funcionamento o Calendário Anual de Eventos, nomeando para tanto a competente Comissão responsável pela avaliação e implantação desse calendário já para o ano de 2018, com o qual se organizará de uma melhor forma a distribuição dos eventos a serem realizados no território municipal naquele ano, evitando, assim, a realização de importantes eventos na mesma data, como agora vemos acontecer com o baile em prol do Lar do Idoso e o baile em prol da Escolinha do Tupi, ambos para a noite do dia 28 de outubro, quer dizer, eventos de suma importância para essas entidades concorrendo entre si e prejudicando um ao outro.

 

A Vereadora SANDRA REJANE SCHILLING TRENTINI, solicita ao Executivo Municipal:

Que seja instituído o direito de folga do serviço ao servidor público quando o seu aniversário cair em dia da semana, para gozo nessa data, o que deverá ser efetivado mediante a apresentação pelo Poder Executivo, e aprovação pelo Poder Legislativo, de Projeto de Lei que inclua dispositivo legal com essa finalidade na Lei Municipal nº 1.181/1993, que é o Estatuto do Servidores Públicos Municipais, cuja folga permitirá ao servidor a comemoração dessa especial data com as pessoas da família, além, obviamente, de ser mais um estímulo ao melhor desempenho das suas funções profissionais, pois vê o reconhecimento da Administração Pública para com a sua pessoa.

Que seja enviada equipe do Parque de Obras para estudar uma alternativa para o bueiro na localidade de Lajeado Bugre, na proximidade do campo do Palmeirinhas, na propriedade da família Sossmeier, pois no local não está havendo o necessário escoamento da água da chuva e esta acaba por invadir as lavouras das proximidades, causando erosão e o empobrecimento do solo, além de prejuízos aos agricultores já tão sofridos com as intempéries e as políticas de preço.

 

A Vereadora SOLANGE HAMMES ANDRES, solicita ao Executivo Municipal:

Que sejam adquiridas e instaladas lixeiras, ao menos no centro da cidade, pois não adianta fazer qualquer projeto de educação ambiental sem que se tenha uma efetiva ação para contribuir com tal iniciativa, sendo que a existência de lixeiras estimulará o uso pelas pessoas que transitam no centro de nossa cidade, criando assim, também no seu inconsciente, o hábito e a necessidade de colocar o seu lixo no local apropriado, costume que as pessoas levarão para outros locais, contribuindo decisivamente para a proteção do meio ambiente e para  manutenção da limpeza da nossa cidade.

 

Foto: Arquivo Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos