Notícia

Educação - 16/08/2018 - FAHOR recebe comitiva do Município de Porto Mauá


Visita aconteceu nessa semana

As tratativas de parceria e ações de promoção do desenvolvimento local entre a Faculdade Horizontina e o Município de Porto Mauá acontecem há alguns meses. O grupo de professores visitou a cidade em outras oportunidades e depois de ouvidas as demandas iniciou-se uma discussão sobre a possibilidade de um Acordo de Cooperação Técnica entre FAHOR e o Município de Porto Mauá.

A fim de complementar esse acordo e propostas, a Direção e professores da FAHOR receberam a comitiva de representantes de Porto Mauá, formada por Leocir Weiss - Prefeito Municipal, Cleofas Rodrigo Diedrich Moser - Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Britske - Secretário de Agricultura, Eurice Klein - Secretária de Educação, Vera Pires Nunes - Secretária de Saúde, Jean Pablo Saggin da Rosa - Secretário de Administração e Finanças, Tiarajú Trostemberg de Andrade - Assessor de Planejamento, Sirlei Dal Pai - Chefe de Gabinete, Patricia Zimerman - Arquiteta e Neiva Pisoni Feltraco - Presidente da Câmara de Vereadores, na tarde desta quarta-feira, 15 de agosto.

Os visitantes fizeram um tour pelas instalações, conheceram os laboratórios que podem ser utilizados para a prestação dos serviços desta parceria, conheceram  também a Incubadora, as empresas incubadas e as ações realizadas no Ambiente Empreendedor, em parceria com o Município de Horizontina para desenvolver inovação, empreendedorismo e trazer mais tecnologia.

A comitiva de Porto Mauá reuniu-se com os professores, em seguida, para discutir os termos do Acordo que envolve: oferta de cursos, formação de empreendedores e colaboradores, servidores, elaboração de projetos, consultorias, criação de programas de desenvolvimento econômico e organização de eventos.

Para o Prefeito Leocir, esta foi a primeira visita ao Campus da FAHOR. “Nós saímos da FAHOR convictos de que precisamos movimentar a nossa cidade, comerciantes, professores, estudantes e levar tudo que pode ser inserido no município. Também vamos oferecer transporte e agora, o primeiro passo é mobilizar a comunidade e falar da importância que tem a Faculdade”, comenta o Prefeito.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico afirma que esta é uma parceria com grande potencial, principalmente pela seriedade da FAHOR. “Além da questão do desenvolvimento econômico e educacional, na qual a Faculdade vai nos auxiliar, neste momento Porto Mauá precisava de um abraço. Hoje nos sentimos abraçados! Isso nos dá forças, nos dá a convicção de que estamos no caminho certo e contamos com esta parceria”, relata Moser.

Porto Mauá vive momentos de grande expectativa devido ao anúncio de investimento privado para a construção da ponte internacional e a instalação de free-shops. Um dos primeiros eventos a se realizar em conjunto com a FAHOR será o SIEF- Seminário de Inovação e Empreendedorismo, que apresentará um retrato socioeconômico do município com espaço de discussão de oportunidades para o desenvolvimento econômico.

Fonte / Fotos: FAHOR

Postado: Leila Ruver
Vídeos