Notícia

Texto de Opinião - 16/08/2017 - Os jovens e os seus sonhos


Por Cheila Plack Spohr - Professora de Ciências

Já dizia uma velha frase: “Para quem não sabe aonde que chegar, qualquer lugar serve.” Estamos vivendo na era da informação, do imediatismo, do consumismo e isto tudo me faz refletir sobre um assunto que há tempos vem me preocupando: a falta de perspectivas dos nossos adolescentes. 

Vivemos em uma sociedade cheia de atrativos, novidades tecnológicas, redes sociais, onde o mundo está ao alcance de um clic. Mas todos estes “estímulos” não estão incentivando os jovens a alcançarem os seus sonhos. Eles estão vivendo como se estivessem anestesiados com tantas novidades, tantos caminhos a seguir e não estão conseguindo focar seus esforços e sua energia em um ideal maior, mais importante, um projeto de vida sólido e bem definido.

Sonhar significa desejar algo, aspirar por alguma realização maior. Porém não conheço ninguém que tenha conseguido realizar um sonho sem sacrifícios, estudando, trabalhando e sacrificando finais de semana e feriados em prol de uma grande conquista.

A escola deve ser um celeiro de sonhos e aspirações onde o aluno aprende que sim é possível, que ele pode ser o que quiser, basta querer e acreditar.

Se não aguçarmos nossos jovens a projetar seu futuro, a correr atrás de seus sonhos, qual será então o verdadeiro papel da escola?!

Cheila Plack Spohr- Professora de Ciências das redes municipal e estadual de ensino.

Postado: Leila Ruver
Vídeos