Notícia

Texto de Opinião - 16/08/2017 - O preço do progresso - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

As florestas são agredidas, derrubadas e queimadas. Rios são represados para geração de energia. Robôs substituem mãos humanas. Construções são derrubadas para construir maiores e mais importantes. Para o crescimento espiritual é preciso deixar o passado e buscar o novo. Não se pode viver como homem velho. 

O novo só acontece quando se deixa o que é ultrapassado. O progresso não acontece só pela mudança das coisas, mas quando as pessoas deixam paradigmas ultrapassados e mudam sua maneira de pensar e agir. Só posso dar um passo à frente quando deixo o outro pé para trás, obviamente, porque um avança mais um passo. Toda vitória na vida supõe a perda do que é ultrapassado. Não é desprezar o passado, porque ele é a nossa fonte e origem. No novo que se apresenta, pela conquista ou empreendimento, a tradição não é ignorada ou desqualificada, pois, ela faz parte do nosso acervo cultural que adquirimos durante a vida e nela se baseia a nossa vida.  Só posso dar um passo à frente quando deixo o outro pé para trás. Na vida cristã não posso avançar deixando o próximo para trás. O certo é crescer e avançar na vida espiritual não isolado ou como uma ilha, mas caminhando junto, dando chance ao próximo, ou seja, servindo o próximo. 

Para inovar ou progredir se deixa tanta coisa que fica para o passado, quanto mais para se progredir na vida cristã é preciso deixar para trás nossas limitações, vícios, fraquezas e acreditar nos valores do reino. Só progridem na vida as pessoas que acreditam num projeto novo, que arriscam uma nova realidade. Só progride na vida espiritual quem acredita no futuro que nos espera e abraça a proposta do reino. É preciso deixar de lado o comodismo o conforto e arriscar numa nova proposta. Jesus mesmo diz: “O reino de Deus está próximo”. Não basta estar próximo deste reino é preciso se inserir nele e viver o novo. Não basta vivermos num tempo de progresso se nós não progredirmos. Não basta viver num tempo de mudanças se temos medo de mudar. É preciso ter coragem de ser pioneiro, sair na frente. Até mesmo é necessário correr riscos, pois ninguém nos pode garantir o dia de amanhã.

Se existem males que vem para o bem, mas nem todo bem comercial ou industrial é para o bem de todos. Hoje existe o robô que é um bem tecnológico, mas não é bom para os que perdem o emprego sendo descartados e se tornam desempregados. É preciso derrubar o velho para construir um mundo melhor para todos

Amigos e amigas! Tenhamos a coragem de sermos gente nova, deixando de lado e para trás o que era do homem velho, vícios apegos e erros. Não podemos duvidar da graça de Deus. Só progride na vida quem olha para frente. Um novo céu e uma nova terra nos esperam.  A opção é deixar o que era do passado e com coragem buscar o Reino de Deus.

Ariquemes,  / 08/17 Pe. Renato José Rohr, SCJ.

Postado: Leila Ruver
Vídeos