Notícia

Cultura - 16/07/2019 - GEMP se despede de Schlitz e agora parte para o Norte da Alemanha


Grupo está na Alemanha desde o início do mês

Foi encerrado nesta segunda-feira (15) o Schlitzerländer Trachtenfest, festival de folclore na cidade de Schlitz na Alemanha, que contou com a participação do grupo de danças crissiumalense GEMP.

Nesta quarta-feira o grupo parte para o Norte da Alemanha. O Guia Crissiumal ouviu ao longo desta terça, o diretor e coreógrafo do grupo, Leandro Diel Rupp.

“A programação foi bastante difícil pra nós, por ser muito intensa. Cansamos bastante. Agora vamos para o Norte da Alemanha, região de Hamburgo. Os alemães gostam muito de saber que Crissiumal foi colonizada por alemães, que componentes do GEMP tem sobrenomes iguais aos deles. Também falam que temos o sotaque dos sulistas da Alemanha. Elogiam muito o trabalho nosso trabalho, nossos figurinos produzidos em Crissiumal e isso é muito enriquecedor”, destacou.

“Em média temos feito três apresentações por dia em palcos diferentes. Um dos grandes marcos para nós foi o grande desfile típico, com 80 delegações, contando a história de Schlitz, me lembrou um pouco dos desfiles da Prost Fest, só que para nós ele foi muito difícil, por ser de três quilômetros de extensão, onde usamos trajes grandes, da cultura gaúcha e do carnaval carioca”, finalizou.

O grupo crissiumalense é o representante brasileiro junto ao Conselho Internacional de Festivais de Folclore o CIOFF. Além de apresentações, o GEMP fará trabalhos de intercâmbio junto com outros grupos folclóricos que estarão na Alemanha, inclusive com apresentações em vilas menores e em escolas.

O Guia Crissiumal segue acompanhando as informações do GEMP.

Você também pode acompanhar as atualizações na página do GEMP no facebook no link:

https://www.facebook.com/GEMPCRISSIUMAL/

E na página da Jornalista Lisiane Sackis, que acompanha o grupo:

https://www.facebook.com/lisianesackishistorias/

No vídeo do topo Leandro Rupp fala da despedida de Schlitz.

Postado: Leila Ruver
Vídeos