Notícia

Saúde - 16/07/2017 - Secretaria Municipal de Saúde emite comunicado sobre vacinação do HPV e Meningite C


Campanha Nacional vai incentivar vacinação de adolescentes nas escolas

A vacinação contra HPV que já faz parte do calendário vacinal das meninas, agora também foi ampliada na oferta de vacina contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2016, o foco da campanha eram as meninas.

Segundo Secretária de Saúde do município de Crissiumal “um dos grandes desafios é a dificuldade de adesão dos adolescentes à vacinação. Esta parceria entre Saúde e Educação vai incentivá-los a serem vacinados, a ficarem protegidos contra as duas doenças, o HPV e a Meningite”.

“Nós temos que cuidar da imunização das nossas crianças, porque as estatísticas e estudos internacionais demonstram que, de fato, a vacina ajuda a reduzir os casos de câncer [genital] nessas pessoas imunizadas. Então, é mobilizar a sociedade e imunizar as pessoas”, refere Suelen.

No município de Crissiumal, estão sendo realizadas vacinas junto as Unidades de Saúde, conforme procura de pais e adolescentes. Mas está sendo feita mobilização, levantamento de dados, realização de pedido, para após as férias realizar campanhas de vacinas em todas as escolas, segundo enfermeira Maria Helena Thiesen, coordenadora do Programa de Imunizações da SMS de Crissiumal.

A vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.

 

Meningite C

Já a vacina contra meningite C era oferecida, até o ano passado, em duas doses aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço aplicado 1 ano e 3 meses. A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu um reforço da vacina para adolescentes de 12 a 14 anos incompletos (13 anos 11 meses e 29 dias).

A inclusão dos adolescentes no público-alvo da vacina contra meningite C ocorreu, segundo o Ministério da Saúde, porque pode haver uma diminuição da proteção contra a doença com o passar dos anos, após a imunização feita na infância. 

Portanto, nas escolas serão realizadas as duas vacinas, contra HPV e contra Meningite.

 

SMS

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos