Notícia

Vera Academia - 16/06/2017 - Coluna Vera Academia dia 16062017


Fortaleça suas defesas

Na época do ano em que os termômetros passam a marcar temperaturas mais baixas, a preocupação com a imunidade aumenta. Será que, além da vacina, existem outras condutas eficazes para barrar a tempo a investida dos micróbios? De forma geral, adotar hábitos saudáveis, que fazem bem ao organismo todo, é a melhor maneira de cuidar da imunidade. Deixar o sistema imune de prontidão é decisivo para não ser nocauteado pela gripe ou por outras doenças da estação. Aprenda as táticas certeiras para se resguardar de vírus, bactérias e afins. 

ALIMENTAÇÃO – Um cardápio balanceado fornece energia para que as células de defesa trabalhem direito. A regra é comer bem e com variedade, isso garante vitaminas e minerais necessários para blindar o corpo. Vale caprichar na hidratação, especialmente no inverno, o que dificulta a invasão de agentes patógenos. Os nutrientes e categorias de alimentos que têm um papel especial na imunidade são os probióticos, alho, gengibre, cogumelo, vitaminas A, B, C, D, E e zinco. Comer ou beber muito açúcar traz prejuízos à imunidade. Alguns especialistas sugerem que a doçura excessiva prejudica o processo de fagocitose, quando as células imunes englobam partículas perigosas para, depois, destruí-las. Gordura e proteína aos borbotões têm o mesmo resultado maléfico.

EXERCÍCIOS – Pra começar, suar a camisa dá um gás na circulação sanguínea, e isso incrementa o aporte de suprimentos para todas as partes do corpo e minimiza inflamações. Mas os benefícios não param por aí: praticar algum esporte regularmente e numa intensidade moderada tem efeito direto sobre as células de defesa, pois elas começam a englobar e destruir os patógenos com maior facilidade. Um levantamento recente demonstrou que os idosos ativos obtêm uma resposta melhor à vacina da gripe em comparação com indivíduos sedentários. Por fim, mexer o esqueleto ainda ajusta a comunicação entre os diversos agentes do sistema imunológico. É como se todos os protocolos de segurança interna do organismo se tornassem ágeis e inteligentes. Só não passe do ponto, levantar muito peso ou correr além da conta põe tudo a perder. O exagero pode levar a um quadro inflamatório e a uma consequente queda na função imune.

SONO – Dormir bem é um fator crucial, pois durante esse período a imunidade se refaz. Na contramão, quem fica as noites em claro não desenvolve uma proteção confiável. Muita energia é gasta para que a patrulha da imunidade permaneça a postos, e o momento ideal para realizar os ajustes nesse sistema e mantê-lo em operação está nas horas de descanso noturno. Sete a oito horas, nem mais nem menos, com a cabeça no travesseiro turbina a imunidade.

HIGIENE – Pense em quantos objetos você tocou na última hora. Caneta, corrimão, maçaneta, o teclado do computador...As mãos estão em contato direto com locais impregnados de germes. Daí, basta levar os dedos aos olhos ou à boca para que vírus e bactérias ganhem acesso ao corpo. Portanto, precisamos lavar as mãos com regularidade a fim de reduzir a probabilidade de pegar doenças. Se pia, água e sabonete não estão disponíveis, o álcool em gel é um aliado e tanto. E a velha sugestão de espirrar e tossir em lenços de papel continua válida. No entanto, o excesso de limpeza afeta a pele e destrói os micro-organismos que vivem naturalmente ali, que é igualmente prejudicial. Assim como canja de galinha, uma dose de bom senso não faz mal a ninguém.

Outras táticas, como controlar o estresse e manter relações sociais saudáveis também são hábitos que devem estar aliados com os demais para manter a imunidade em alta.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos