Notícia

Ageleite - 16/06/2014 - Momento Leite Edição 434


Confira os destaques desta edição

Balança Comercial de lácteos do Brasil volta a apresentar déficit – De acordo cos os dados divulgados em 10 de junho, em maio, as importações de lácteos apresentaram aumento de 47,1%, em volume, totalizando 9,8 mil toneladas. Em contrapartida, as exportações apresentaram queda de 47,3% em relação a abril.

 

Ao analisarmos o volume importado equivalente a litros de leite (a quantidade utilizada para produzir um quilo de determinado produto), observa-se que foram importados 150,78 milhões de litros de leite, aumento que corresponde a quase quatro vezes às importações de abril. (Milkpoint – adaptado por Reage Consultoria)

 

 

LBR põe tudo à venda no Rio Grande do Sul - Com meta de adequar o tamanho da empresa à estrutura de capital, companhia colocou à venda ativos em várias partes do país.

 

O império do leite está prestes a se esfarelar. Nascida em 2010 pela fusão da gaúcha Bom Gosto com a LeitBom e então considerada a maior companhia brasileira do setor, a LBR Lácteos colocou à venda ativos em várias partes do país. No Rio Grande do Sul, onde a Bom Gosto iniciou a escalada de aquisições inclusive com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o grupo pôs tudo à disposição de possíveis interessados. Caso as propostas sejam aceitas, a LBR deve desaparecer do mapa do Estado.

 

A lista de ativos à venda inclui a unidade de Tapejara, origem da Bom Gosto, e outra fábrica no município de Fazenda Vilanova. A relação tem ainda os postos de captação de leite em Giruá, Augusto Pestana, Gaurama e Crissiumal, além da própria marca Bom Gosto. As ofertas pelos lotes, chamados unidades produtivas isoladas (UPIs), no entanto, serão individuais. 

 

A marca Bom Gosto, por exemplo, é considerada uma UPI. A venda de alguns ativos já estava prevista no processo de recuperação judicial da LBR. 

 

A intenção é adequar o tamanho da empresa à estrutura de capital da companhia. As propostas serão recebidas no dia 14 de julho e, no dia 28, uma assembleia de credores decidirá se aceita ou não as ofertas para cada UPI. Estão à venda ainda unidades em outros nove Estados e marcas como Líder e LeitBom. (Fonte: Zero Hora/RS, Milknet)

 

 

Cooperativa Santa Clara compra indústria de laticínios da Cotrigo - A Cooperativa Santa Clara, do Rio Grande do Sul, comprou, na terça-feira, 10, em leilão a indústria de laticínios que pertencia à Cooperativa Tritícola de Getulio Vargas (Cotrigo). A unidade tem capacidade de industrializar 150 mil litros de leite por dia e foi arrematada por R$ 10 milhões. 

 

Em nota, a Santa Clara informou que já era parceira da Cotrigo na fabricação de queijos desde agosto de 2008. Com a aquisição, o objetivo é ampliar o quadro de associados na região do Alto Uruguai, dobrar a produção de queijo mussarela e ampliar a linha de derivados.  Fonte: Agencia Estado em 13/06/2014

 

 

Pare e pense: “Palavras são pedras. Quando raras e lapidadas, preciosas. Quando muitas, iguais e dispersas, pedregulho.” (Silvio Panza)

 

 

O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

 

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos