Notícia

Educação - 16/05/2018 - FAHOR promove Desafio durante o SIEF


O evento vai reunir estudantes, professores, empresários e profissionais do comércio, indústria e serviços

A Faculdade Horizontina promove nos dias 4, 5 e 6 de junho, no Campus Arnoldo Schneider mais uma edição do Seminário de Inovação e Empreendedorismo e Semana Internacional das Engenharias e Economia (SIEF).

O evento vai reunir estudantes, professores, empresários e profissionais do comércio, indústria e serviços para conhecer e discutir inovações em negócios, tecnologias, máquinas e equipamentos, para o agronegócio e outros setores.

Uma novidade desta edição será a realização do DESAFIO FAHOR. A proposta desta atividade é proporcionar uma experiência empreendedora através da solução de um problema, realizando  capacitações que buscam  transformar ideias em negócios.

A metodologia utilizada  contará com ferramentas de modelagem de negócio, análise de mercado, mentorias e avaliação de Pitch. Nesta edição, o limite de inscritos é de  40  pessoas. 

O DESAFIO FAHOR acontece dia 6 de junho,  a partir das 9 horas da manhã às 21 horas tendo por local o Ambiente Empreendedor com o tema: “Soluções inovadoras para a cadeia produtiva do Leite”, com apoio do APL Leite, Sebrae, Horizonte Ambiente Empreendedor, por meio das empresas incubadas e ACIAP de Horizontina. A programação inicia com a palestra “Agricultura Integrada”, seguida pela oficina “Modelo de Negócio”, sendo que durante a tarde, será realizada uma Oficina de Análise de Mercado, Oficina de Pitch e então, serão iniciadas as mentorias e desenvolvimento das ideias. 

Os participantes do DESAFIO terão que desenvolver metodologia e executar um evento replicável de criação de negócios com soluções inovadoras para  aprimorar os processos no campo e melhorar a qualidade de vida do trabalhador na cadeia do leite. 

De acordo com a coordenadora do Ambiente Empreendedor, professora Cátia Felden Bartz, serão utilizados da metodologia de desenvolvimento e modelagem de negócios utilizada na criação de startups, baseando-se nos conceitos Business Model Canvas, com Análise de Mercado e apresentação de  vídeo na Metodologia do Pitch. 

As equipes participantes concorrem à premiação, onde o 1º lugar, receberá Incubação no Ambiente Empreendedor, tendo o plano de negócios já aprovado, Mentorias, um pacote de Benefícios da Incubadora além de R$ 2.000,00 em créditos para Cursos de Qualificação na FAHOR. O 2º lugar receberá 40h de cursos de qualificação oferecidos pela ACIAP, de Horizontina.

Concorrerão aos prêmios as equipes que participarem de todas as etapas do Desafio FAHOR.  Os participantes terão acesso e poderão realizar pesquisas na internet, porém serão desclassificadas as que fizerem plágio de alguma solução já disponível. Vale destacar que o problema chave do Desafio, será divulgado no dia do evento, na Oficina de Canvas.

Programação do DESAFIO FAHOR:

6 de junho – Manhã - Auditório da Incubadora

9h: Palestra Agricultura Integrada/ SEBRAE

10h30min: Oficina Modelo de Negócio – CANVAS – Leandro Riffel/ SEBRAE

12h – 13h30min. Almoço/ Lanche. 

Tarde: 

13h30min -  14h30min: Oficina Análise de Mercado – Marcelo Blume. Local: Auditório da Incubadora. 

14h30min: 16h30min: Mentorias. Auditório da Incubadora/ Sala de Coworking/ Sala de Reuniões. 

16h30min: 17h30min – Oficina de Pitch – Guilherme Sturm – Auditório da Incubadora

20h- 21h: Apresentação dos Pitch no SIEF – Campus da FAHOR

Postado: Leila Ruver
Vídeos