Notícia

Saúde - 16/04/2017 - Rio Grande do Sul receberá mais de 4 milhões de doses contra gripe


Campanha de vacinação em postos de saúde de todo País começa nesta segunda

A partir desta segunda-feira terá início a campanha de vacinação contra a gripe nos postos de saúde de todo o País. Segundo o Ministério da Saúde, 3,6 milhões de pessoas estão entre os grupos prioritários no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, serão disponibilizadas mais de 4 milhões de doses ao Estado. A imunização está garantida de forma gratuita aos  idosos, crianças de seis meses e cinco anos, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios. Uma das novidades deste ano é a inclusão dos professores entre os imunizados.

A sugestão da Secretaria Estadual da Saúde é que os municípios vacinem os docentes nas próprias escolas. A vacinação já teve início na semana passada para os profissionais de saúde e os pacientes restritos aos domicílios. Segundo o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, 1 milhão de doses já foram recebidas e distribuídas pelas cidades gaúchas. Outras 400 mil estão em fase de distribuição. O Ministério da Saúde irá repassar semanalmente as doses. Em 2016, até o final de março o Estado já contabilizada 77 casos de influenza e 14 óbitos. Até o momento, segundo Gabbardo, foram registrados 10 casos, mas nenhum óbito.

Em Porto Alegre, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina estará disponível em 140 salas de imunização. O atendimento à população ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A meta é garantir a cobertura de 90% dos integrantes de cada público alvo.

A campanha nacional seguirá até o dia 26 de maio, sendo que no sábado, dia 13 de maio, haverá o Dia D de Mobilização Nacional, em que os postos de saúde estarão abertos. A imunização é uma das estratégias para evitar o desenvolvimento dos casos mais graves da doença. A vacina garante a proteção pelo período de um ano, assim, precisa ser refeita. Segundo a SMS, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade global por influenza.

 

Fonte: Correio do Povo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos