Notícia

Texto de Opinião - 16/03/2017 - Sair da sua terra - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Abrão sai de tua terra, deixa teu pai tua família, e vai (cfr. Gn 12,1-5). Deus chama e envia. O chamado implica renunciar à propriedade e outros apegos. Donde nós devemos sair. Certamente o Senhor também chama cada um de nós para sair.

 

Para atender o chamado do Senhor e ser enviado é preciso sair de alguma situação. Para Abrão Deus pede que ele saia de sua terra deixe sua família e vá para a terra que o Senhor lhe iria indicar. A confiança de Abrão fez com que ele se colocasse a caminho. Deus também lhe promete uma grande descendência embora ele não tivesse filhos. Para Deus tudo é possível. Naquele que acredita em Deus se realiza a obra de Deus. Todo aquele que quer seguir o convite de Deus sai de uma realidade de apego para uma nova situação. É fundamental acreditar na obra de Deus.

 

Nesta quaresma nós nos perguntamos qual é a minha saída. Certamente nós também temos apegos, pontos fracos ou até vícios que nos impedem de sermos livres e servirmos melhor ao Senhor. Também para cada um de nós certamente o Senhor pede para sairmos, deixando de lado alguma fragilidade, fraqueza ou pecado para fazermos o nosso caminho de pessoas de fé. Abrão acreditou, saiu e foi muito abençoado. Agora é a nossa vez de escutar o Senhor e sair dos nossos apegos e nos confiarmos a Ele. Abrão foi corajoso. Nós muitas vezes temos medo e não acreditamos e por isso continuamos apegados aos nossos egoísmos e apegos.

 

A questão fundamental é cada um ver quais são os apegos que o impedem de se doar mais a Deus e aos irmãos. É preciso coragem para sair, decisão para se colocar num novo caminho, acreditar na obra que Ele quer e pode realizar em nós. Certamente cada um de nós sabe que é preciso sair de alguma situação que nos amarra, nos prende, nos limita e por isso não servimos melhor a Deus, deixamos de ser mais disponíveis à comunidade, na própria família sentimos dificuldades e até em relação a nós mesmos poderíamos nos sentir mais relizados. Por tudo isto nada melhor do que sair do que nos amarra e vivermos mais felizes. Cada um deveria ser mais empreendedor na sua vida de fé rompendo com o comodismo, deixando de lado a autossuficiência, acreditando que Deus quer precisar de nós para mais uma missão, ter mais coragem para buscar o novo, contar além do seu esforço com a graça de Deus.

 

Sem dúvida muita gente poderia ser mais feliz na sua vida pessoal, familiar e comunitária se vivesse mais desapegada e, por tanto, mais disponível.

 

Amigo e amiga! Abrão acreditou e saiu das suas amarras, escutando a voz de Deus ele foi abençoado. Não será, por acaso, a nossa vez de nos libertarmos de amarras que temos para sermos mais disponíveis, ali, onde Deus quer precisar de Nós? Se nos sentimos limitados lembramos que é Deus quem nos qualifica dependendo da nossa disponibilidade. Qual é a sua amarra? Deixa, sai, acredita e serás abençoado.

                                                                        Ariquemes, 15/03/17 Pe. Renato José Rohr scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos