Notícia

Leite - 16/02/2018 - Crise do Leite motivou reunião do Comitê do Leite e Administração de Tiradentes do Sul


Reunião aconteceu durante a semana

Em função do agravamento da situação dos produtores de leite, reuniram-se na ultima segunda feira a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar Cleonice Back, gerente da Cotricampo João Carlos Pavani, Secretário da Agricultura Jose Bobato, Engenheiro Agrônomo Eloi Luft, Medico Veterinário Alexandre M da Costa, Extencionista da Emater Carina Bianchini, Técnico da Emater Leandro Vettorello e Presidente da Cresol Egon Konig, todos membros do Comitê Municipal do Leite do município de Tiradentes do Sul. Na ultima sexta feira mais uma reunião aconteceu com a presença de membros do Comitê do leite, Conselho Agropecuário e Prefeito Municipal Sr. Alceu Diel, todas  com o objetivo de analisar a situação da atividade, bem como, o impacto financeiro dessa realidade para o município.

Um levantamento efetuado demonstra uma perda de R$ 4,6 milhões no segundo semestre de 2017, resultado da redução de R$ 0,40 no preço pago por litro. A situação dos agricultores ainda piora pelo aumento de 17,62% no preço dos combustíveis e de 29% na energia elétrica nos últimos seis meses no RS. Como conseqüência de tudo isso o diagnostico revela a diminuição de investimentos em alimentação, genética, instalações, maquinas,  mão de obra, também um acentuado aumento da inadimplência, proveniente de investimentos feitos no setor e conseqüência disso o elevado numero de famílias em busca de renda externa e em muitos casos o abandono da atividade.     

Diante de tudo isso, alguns encaminhamentos foram definidos e aprovados pelo Comitê do leite, Conselho Agropecuário e Prefeito Municipal. 

Já no ultimo dia 19/02 a Presidente do Sindicato Cleonice Back efetuou a entrega de um documento com um diagnostico da situação do município, bem como, a pauta de reivindicações ao Deputado Estadual Altemir Tortelli, para que o parlamentar atue na articulação entre os municípios, no parlamento e junto aos Governos Estadual e Federal. Também, frente ao quadro atual e sem perspectivas reais de melhora, foi outorgado o pedido imediato para o que o Prefeito Municipal decrete estado de Calamidade Pública no município. E ainda foi deliberado sobre a realização de uma Audiência Pública para aprofundar as conseqüências a nível municipal e regional a ser realizado dia 27/02/2018 na Câmara Municipal de vereadores com a presença de lideranças e agricultores. 

Na avaliação da Presidente do Sindicato e membro do GT, Sra. Cleonice Back, o momento propõe a unidade das entidades e o poder público para apoiar os agricultores que estão vivendo a pior crise no setor da cadeia produtiva do leite. Precisamos de muita luta e mobilização para sensibilizar o governo para atender a pauta de reivindicação que contempla, anistia das dividas de custeio e investimento, intervenção no mercado com compras institucionais e barrar as importações. 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos